A EDUCAÇÃO POPULAR NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO-MTST (BRASIL) E NO DROIT AU LOGEMENT-DAL (FRANÇA)
"2024-01-24 11:48:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106008 "edicao_id" => 325 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 7393 "titulo" => "A EDUCAÇÃO POPULAR NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO-MTST (BRASIL) E NO DROIT AU LOGEMENT-DAL (FRANÇA)" "resumo" => "Este trabalho se propôs a analisar como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) no Brasil e o movimento Droit au Logement (DAL) na França têm atuado na incorporação de grupos de trabalhadores urbanos precarizados em suas fileiras de atuação política. O objetivo é apresentar como o MTST tem atuado politicamente em uma ocupação que realiza atualmente na cidade de Santo André (Lélia Gonzales), região metropolitana de São Paulo, e como o DAL tem atuado em uma ocupação que desenvolve em Paris, principalmente no que toca à formação política desses trabalhadores, que passaram a compor as ocupações em questão. Este projeto teve a intenção de se atentar a uma lacuna na pesquisa sociológica: a investigação da ação político-formativa nas ocupações de movimentos sociais como o MTST e o DAL, que historicamente estão associados unicamente à luta pela habitação. Sabe-se que os dois movimentos têm dado grande importância aos espaços formativos no interior de suas ocupações, além de considerar manifestações de rua e as relações com o Estado também como momentos de formação política. A metodologia consistiu em levantar bibliografia sociológica sobre os dois movimentos, a fim de melhor conhecê-los em suas múltiplas facetas. Na pesquisa de campo, consistiu em acompanhar os momentos de formação política como observador-participante, bem como na aplicação de questionários semiestruturados com os trabalhadores que frequentam os cursos de formação política nas ocupações. Concluiu-se que os movimentos consideram os momentos de formação como uma modalidade de ação política, fundamental para a luta pela habitação e para a conscientização política desse grupo social de trabalhadores urbanos precarizados sem-teto." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID7393_TB287_02042023151107.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:51:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DIAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA" "autor_email" => "renandoliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106008 "edicao_id" => 325 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 7393 "titulo" => "A EDUCAÇÃO POPULAR NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO-MTST (BRASIL) E NO DROIT AU LOGEMENT-DAL (FRANÇA)" "resumo" => "Este trabalho se propôs a analisar como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) no Brasil e o movimento Droit au Logement (DAL) na França têm atuado na incorporação de grupos de trabalhadores urbanos precarizados em suas fileiras de atuação política. O objetivo é apresentar como o MTST tem atuado politicamente em uma ocupação que realiza atualmente na cidade de Santo André (Lélia Gonzales), região metropolitana de São Paulo, e como o DAL tem atuado em uma ocupação que desenvolve em Paris, principalmente no que toca à formação política desses trabalhadores, que passaram a compor as ocupações em questão. Este projeto teve a intenção de se atentar a uma lacuna na pesquisa sociológica: a investigação da ação político-formativa nas ocupações de movimentos sociais como o MTST e o DAL, que historicamente estão associados unicamente à luta pela habitação. Sabe-se que os dois movimentos têm dado grande importância aos espaços formativos no interior de suas ocupações, além de considerar manifestações de rua e as relações com o Estado também como momentos de formação política. A metodologia consistiu em levantar bibliografia sociológica sobre os dois movimentos, a fim de melhor conhecê-los em suas múltiplas facetas. Na pesquisa de campo, consistiu em acompanhar os momentos de formação política como observador-participante, bem como na aplicação de questionários semiestruturados com os trabalhadores que frequentam os cursos de formação política nas ocupações. Concluiu-se que os movimentos consideram os momentos de formação como uma modalidade de ação política, fundamental para a luta pela habitação e para a conscientização política desse grupo social de trabalhadores urbanos precarizados sem-teto." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID7393_TB287_02042023151107.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:51:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DIAS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA" "autor_email" => "renandoliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 325 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "logo" => null "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 325 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "logo" => null "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 201 "edicao_id" => 325 "codigo" => "978-85-61702-74-8" "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg" "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n ANA CLÁUDIA <br />\r\n ANA CLÁUDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEITON DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n ROSSANA REGINA GUIMARÃES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n VOLMIR JOSÉ BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO (UPE) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 201 "edicao_id" => 325 "codigo" => "978-85-61702-74-8" "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg" "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n ANA CLÁUDIA <br />\r\n ANA CLÁUDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEITON DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n ROSSANA REGINA GUIMARÃES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n VOLMIR JOSÉ BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO (UPE) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }