EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR NETNOGRÁFICO SOBRE A RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO
"2024-01-24 11:48:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106025 "edicao_id" => 325 "trabalho_id" => 8808 "inscrito_id" => 25494 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR NETNOGRÁFICO SOBRE A RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo sistematizar e analisar a live intitulada "Educação do Campo e os Sujeitos Coletivos de Direitos", transmitida pelo canal do Youtube.com do Fórum Nacional da Educação do Campo (TV Fonec), no contexto da articulação política de organizações do Movimento da Educação do Campo. Especificamente, pretende-se: Analisar a importância política e organizacional da live no contexto da articulação das organizações do Movimento da Educação do Campo; Fundamentar a análise por meio de referências teóricas, especialmente estudos que abordam a Educação do Campo; e Identificar a Educação do Campo como um direito e dever do Estado, ressaltando seu papel como instrumento de resistência e enfrentamento ao projeto neoliberal. Neste ínterim, por meio deste trabalho, buscamos responder à seguinte questão: Como as lutas em prol da Educação do Campo em uma sociedade desigual revelam não apenas os problemas existentes, mas também anunciam conhecimentos e vivências? Para embasar teoricamente a análise, foram considerados estudos realizados por Arroyo (2007; 2011; 2012); Caldart (2012); Wanderley (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, com abordagem netnográfica de Kozinets (2014). Ressalte-se que o trabalho apresentado, tem a sua importância no sentido de destacar a Educação do Campo, como vital direito e dever do Estado, que emerge como trincheira de resistência e contraposição ao modelo neoliberal, fortalecendo o projeto contrário hegemônico para uma sociedade renovada." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25494_TB8808_25112023191547.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:51:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY" "autor_nome_curto" => "Kamila Karine" "autor_email" => "kamilakarinesw@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106025 "edicao_id" => 325 "trabalho_id" => 8808 "inscrito_id" => 25494 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR NETNOGRÁFICO SOBRE A RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo sistematizar e analisar a live intitulada "Educação do Campo e os Sujeitos Coletivos de Direitos", transmitida pelo canal do Youtube.com do Fórum Nacional da Educação do Campo (TV Fonec), no contexto da articulação política de organizações do Movimento da Educação do Campo. Especificamente, pretende-se: Analisar a importância política e organizacional da live no contexto da articulação das organizações do Movimento da Educação do Campo; Fundamentar a análise por meio de referências teóricas, especialmente estudos que abordam a Educação do Campo; e Identificar a Educação do Campo como um direito e dever do Estado, ressaltando seu papel como instrumento de resistência e enfrentamento ao projeto neoliberal. Neste ínterim, por meio deste trabalho, buscamos responder à seguinte questão: Como as lutas em prol da Educação do Campo em uma sociedade desigual revelam não apenas os problemas existentes, mas também anunciam conhecimentos e vivências? Para embasar teoricamente a análise, foram considerados estudos realizados por Arroyo (2007; 2011; 2012); Caldart (2012); Wanderley (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, com abordagem netnográfica de Kozinets (2014). Ressalte-se que o trabalho apresentado, tem a sua importância no sentido de destacar a Educação do Campo, como vital direito e dever do Estado, que emerge como trincheira de resistência e contraposição ao modelo neoliberal, fortalecendo o projeto contrário hegemônico para uma sociedade renovada." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25494_TB8808_25112023191547.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:51:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY" "autor_nome_curto" => "Kamila Karine" "autor_email" => "kamilakarinesw@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 325 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "logo" => null "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 325 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02" "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05" "logo" => null "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg" "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 201 "edicao_id" => 325 "codigo" => "978-85-61702-74-8" "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg" "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n ANA CLÁUDIA <br />\r\n ANA CLÁUDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEITON DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n ROSSANA REGINA GUIMARÃES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n VOLMIR JOSÉ BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO (UPE) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 201 "edicao_id" => 325 "codigo" => "978-85-61702-74-8" "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg" "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n ANA CLÁUDIA <br />\r\n ANA CLÁUDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEITON DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n ROSSANA REGINA GUIMARÃES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n VOLMIR JOSÉ BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO (UPE) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:48:47" "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }