OS CICLOS ECONÔMICOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: E NESSA HISTÓRIA QUEM APRENDEU MENOS E QUEM SAIU PERDENDO MAIS?
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106062 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 7878 "inscrito_id" => 23152 "titulo" => "OS CICLOS ECONÔMICOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: E NESSA HISTÓRIA QUEM APRENDEU MENOS E QUEM SAIU PERDENDO MAIS?" "resumo" => "O presente trabalho aborda os ciclos econômicos do Brasil compreendidos entre meados do século XVI e início do século XX e a relação com o contexto educacional de cada período, refletindo sobre as consequências causadas aos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente. Busca analisar, nesse percurso histórico, quem teve menos acesso a educação e quem foi menos favorecido economicamente, e por outro lado, quem teve mais acesso à educação e quem foi mais privilegiado economicamente. Metodologicamente, a análise é do tipo qualitativa, consistindo em um estudo bibliográfico, a partir dos estudos das obras de Bianchi (2012), Dias (1921) e Fausto (1996) que fundamentaram a pesquisa sobre a história do Brasil e a implantação dos ciclos econômicos. Já o recorte sobre a evolução da educação no Brasil foram embasados em: Arelaro (2007), Fonseca (2014), Gadotti (1996) e Saviani (2008, 2010). A formação econômica foi fundamentada em Furtado (2005), Souza (2011) e Vares (2012), entre outros autores. Os resultados preliminares indicam a ocorrência de exclusões sociais e econômicas sofridas por significativa parcela da população brasileira e os impactos educacionais negativos que perduram até os dias atuais. Por essa análise, pode-se concluir provisoriamente, que a educação no Brasil vai para além de uma crise de um sistema que não deu certo ao longo da história, e vai na direção de um projeto elitista que deixou à margem as populações mais pobres, e por consequência, destituídas de direitos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23152_TB7878_18072023110428.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANA GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LIDIANA" "autor_email" => "lidiana.gomes2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106062 "edicao_id" => 323 "trabalho_id" => 7878 "inscrito_id" => 23152 "titulo" => "OS CICLOS ECONÔMICOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: E NESSA HISTÓRIA QUEM APRENDEU MENOS E QUEM SAIU PERDENDO MAIS?" "resumo" => "O presente trabalho aborda os ciclos econômicos do Brasil compreendidos entre meados do século XVI e início do século XX e a relação com o contexto educacional de cada período, refletindo sobre as consequências causadas aos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente. Busca analisar, nesse percurso histórico, quem teve menos acesso a educação e quem foi menos favorecido economicamente, e por outro lado, quem teve mais acesso à educação e quem foi mais privilegiado economicamente. Metodologicamente, a análise é do tipo qualitativa, consistindo em um estudo bibliográfico, a partir dos estudos das obras de Bianchi (2012), Dias (1921) e Fausto (1996) que fundamentaram a pesquisa sobre a história do Brasil e a implantação dos ciclos econômicos. Já o recorte sobre a evolução da educação no Brasil foram embasados em: Arelaro (2007), Fonseca (2014), Gadotti (1996) e Saviani (2008, 2010). A formação econômica foi fundamentada em Furtado (2005), Souza (2011) e Vares (2012), entre outros autores. Os resultados preliminares indicam a ocorrência de exclusões sociais e econômicas sofridas por significativa parcela da população brasileira e os impactos educacionais negativos que perduram até os dias atuais. Por essa análise, pode-se concluir provisoriamente, que a educação no Brasil vai para além de uma crise de um sistema que não deu certo ao longo da história, e vai na direção de um projeto elitista que deixou à margem as populações mais pobres, e por consequência, destituídas de direitos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID23152_TB7878_18072023110428.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:57:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANA GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LIDIANA" "autor_email" => "lidiana.gomes2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 323 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02" "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03" "logo" => null "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg" "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ ÂNGELA MARIA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS <br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 199 "edicao_id" => 323 "codigo" => "978-85-61702-81-6" "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA """ "organizadores" => """ ÂNGELA MARIA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n FRANCISCO TENÓRIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UCDP)<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS <br />\r\n RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n <br />\r\n """ "conselho_editorial" => null "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:38:30" "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }