A SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA DOCENTE
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106098 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 6946 "inscrito_id" => 19753 "titulo" => "A SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A prática docente é o saber e o fazer do professor na sala de aula, de modo que, o professor se apropria de diversos saberes disciplinares, curriculares dentre outros para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, a prática docente está intimamente ligada com o ato de ensinar, planejar, organizar e repensar a prática em sala de aula (SOUZA, 2009). Desse modo, o presente artigo aborda o conceito de Prática Docente e a sua relação com a práxis pedagógica, uma vez que a práxis é algo mais amplo. O estudo destaca ainda que a prática docente está intrinsecamente ligada ao professor, que utiliza suas técnicas e experiências para ressignificar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. As práticas do professor são influenciadas pelos instrumentos normativos relacionados à sala de aula e durante a ministração dos conteúdos. Souza, 2009 destaca a importância da retomada do termo "Práxis Pedagógica" e seu significado como um conjunto de ações que geram conhecimento e contribuem para o crescimento pessoal dos sujeitos envolvidos. Nessa perspectiva, a escola desempenha um papel crucial na formação dos sujeitos, uma vez que fornece elementos que contribuem para a emancipação cognitiva. Nesse sentido, a sala de aula é o espaço-tempo fundamental para a realização da formação humana, onde as ações e relações entre educadores e educandos ocorrem, permeadas por outros elementos, além do fato de ensinar. Portanto, entende-se que a prática docente está diretamente ligada a práxis pedagógica, que por sua vez é um conceito relevante para a formação de professores, pois direciona a prática docente e promove uma educação significativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID19753_TB6946_20062023214631.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEYWISON ARTHUR EVARISTO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LEYWISON CARVAL" "autor_email" => "leywison.arthur@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106098 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 6946 "inscrito_id" => 19753 "titulo" => "A SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A prática docente é o saber e o fazer do professor na sala de aula, de modo que, o professor se apropria de diversos saberes disciplinares, curriculares dentre outros para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, a prática docente está intimamente ligada com o ato de ensinar, planejar, organizar e repensar a prática em sala de aula (SOUZA, 2009). Desse modo, o presente artigo aborda o conceito de Prática Docente e a sua relação com a práxis pedagógica, uma vez que a práxis é algo mais amplo. O estudo destaca ainda que a prática docente está intrinsecamente ligada ao professor, que utiliza suas técnicas e experiências para ressignificar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. As práticas do professor são influenciadas pelos instrumentos normativos relacionados à sala de aula e durante a ministração dos conteúdos. Souza, 2009 destaca a importância da retomada do termo "Práxis Pedagógica" e seu significado como um conjunto de ações que geram conhecimento e contribuem para o crescimento pessoal dos sujeitos envolvidos. Nessa perspectiva, a escola desempenha um papel crucial na formação dos sujeitos, uma vez que fornece elementos que contribuem para a emancipação cognitiva. Nesse sentido, a sala de aula é o espaço-tempo fundamental para a realização da formação humana, onde as ações e relações entre educadores e educandos ocorrem, permeadas por outros elementos, além do fato de ensinar. Portanto, entende-se que a prática docente está diretamente ligada a práxis pedagógica, que por sua vez é um conceito relevante para a formação de professores, pois direciona a prática docente e promove uma educação significativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID19753_TB6946_20062023214631.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEYWISON ARTHUR EVARISTO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LEYWISON CARVAL" "autor_email" => "leywison.arthur@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }