“PLANTA É TUDO IGUAL?”: DESPERTANDO O INTERESSE PELA BOTÂNICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106109 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 8514 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "“PLANTA É TUDO IGUAL?”: DESPERTANDO O INTERESSE PELA BOTÂNICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "As dificuldades que envolvem o ensino de botânica na educação básica vêm sendo reconhecidas por educadores ao longo dos anos, as quais se destacam a prática pedagógica, formação docente, estrutura física da escola ou o currículo como causas essenciais do problema. Discussões atuais enfatizam a necessidade de se diversificar o ensino de botânica e torna-lo atrativo aos interesses do estudante. Assim, de forma a aproximar os alunos da temática envolvendo diversidade e classificação de plantas, o presente estudo descreve uma sequência didática realizada com 33 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio com objetivo de despertar o interesse pela botânica, diminuir a distância entre conhecimento teórico e prático e estimular habilidades relacionadas ao estudo da biodiversidade da flora local. Como resultado principal das atividades foi observado um aumento de interessados pelo estudo da botânica, o que contradiz parte das discussões sobre a temática, as quais destacam essa disciplina como desinteressante e pouco atrativa para os estudantes. O conjunto de práticas possibilitou conciliar conhecimentos prévios às novas informações necessárias a investigação da diversidade e classificação. Entre as conclusões destacamos que a abordagem sobre classificação biológica, aspectos evolutivos e diversidade vegetal deve levar em consideração o interesse dos alunos de forma a despertar nestes a curiosidade, motivação pela investigação científica e favorecer o desenvolvimento de habilidades como a observação, diferenciação e identificação de elementos no ambiente imediato como também a resolução de problemas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID575_TB8514_20112023123010.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDECIR DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "VALDECIR" "autor_email" => "valdecir.junior@professor.educ.al.gov.br" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL ANA LINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 106109 "edicao_id" => 322 "trabalho_id" => 8514 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "“PLANTA É TUDO IGUAL?”: DESPERTANDO O INTERESSE PELA BOTÂNICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "As dificuldades que envolvem o ensino de botânica na educação básica vêm sendo reconhecidas por educadores ao longo dos anos, as quais se destacam a prática pedagógica, formação docente, estrutura física da escola ou o currículo como causas essenciais do problema. Discussões atuais enfatizam a necessidade de se diversificar o ensino de botânica e torna-lo atrativo aos interesses do estudante. Assim, de forma a aproximar os alunos da temática envolvendo diversidade e classificação de plantas, o presente estudo descreve uma sequência didática realizada com 33 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio com objetivo de despertar o interesse pela botânica, diminuir a distância entre conhecimento teórico e prático e estimular habilidades relacionadas ao estudo da biodiversidade da flora local. Como resultado principal das atividades foi observado um aumento de interessados pelo estudo da botânica, o que contradiz parte das discussões sobre a temática, as quais destacam essa disciplina como desinteressante e pouco atrativa para os estudantes. O conjunto de práticas possibilitou conciliar conhecimentos prévios às novas informações necessárias a investigação da diversidade e classificação. Entre as conclusões destacamos que a abordagem sobre classificação biológica, aspectos evolutivos e diversidade vegetal deve levar em consideração o interesse dos alunos de forma a despertar nestes a curiosidade, motivação pela investigação científica e favorecer o desenvolvimento de habilidades como a observação, diferenciação e identificação de elementos no ambiente imediato como também a resolução de problemas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID575_TB8514_20112023123010.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:59:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDECIR DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "VALDECIR" "autor_email" => "valdecir.junior@professor.educ.al.gov.br" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL ANA LINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 322 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02" "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02" "logo" => null "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg" "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 198 "edicao_id" => 322 "codigo" => "978-85-61702-76-2" "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n JÉSSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (FUNDAJ)<br />\r\n JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA (EBTT-IEPIC)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES (UFAC)<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 11:27:52" "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }