O presente estudo teve como objetivo problematizar os posicionamentos de adolescentes quanto às questões sobre sexualidade emergentes no contexto de uma escola da rede particular de ensino da cidade de João Pessoa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada no método etnográfico, utilizou-se como instrumento o Diário de Campo, associado ao Grupo Focal e um Questionário Sociodemográfico. Tomou-se como participantes que compuseram a rede enunciativa da investigação, todos aqueles que foram alvo das observações, uma vez que produziram dados; nessa perspectiva, a própria pesquisadora foi incluída como produtora de dados, além dos alunos que compuseram os grupos focal e demais estudantes e funcionários da instituição, que foram observados. Os Grupos Focais tiveram a seguinte configuração: o primeiro, composto por sete alunos/as, sendo um do sexo masculino e seis do sexo feminino, com idade entre quatorze e quinze anos. O segundo grupo foi composto por nove alunas, com idade entre quinze e dezesseis anos. A apreciação dos dados produzidos se deu a partir de uma análise do discurso numa perspectiva foucaultiana. Os resultados mostraram que a sexualidade foi associada aos discursos sobre a iniciação sexual, prevenção e gravidez na adolescência. Observou-se, também, objeções quanto ao assunto, falas codificadas e preocupações com julgamentos morais. Concluímos que os discursos dos/das adolescentes expressaram o predomínio de um posicionamento moralmente aceito, porém permeado de contradições e rupturas.