Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENTRELAÇANDO CRIATIVIDADE E O LÚDICO: EXPLORANDO PRODUÇÕES TEXTUAIS DERIVADAS DE DESENHOS EM UMA TURMA DE 9º ANO NA ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106253
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 389
    "titulo" => "ENTRELAÇANDO CRIATIVIDADE E O LÚDICO: EXPLORANDO PRODUÇÕES TEXTUAIS DERIVADAS DE DESENHOS EM UMA TURMA DE 9º ANO NA ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY"
    "resumo" => "Este artigo científico descreve uma atividade lúdica realizada com uma turma de 9º ano do Ensino fundamental da Escola CAIC José Jofilly, com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos no desenvolvimento de produções textuais a partir de textos verbais e não-verbais. Nesse sentido, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, a qual faremos relatos de como as atividades foram desenvolvidas e os respectivos resultados obtidos. Para este estudo, tomamos por base alguns autores, tais como Piaget (1973, 2011), Vygotski (1984, 1998) e outros. A metodologia utilizada envolveu a participação ativa de toda a turma em uma dinâmica criativa, na qual os estudantes produziram os textos não-verbais em um ambiente descontraído e cooperativo, tendo a supervisão e orientação do professor, com a colaboração das alunas do PIBID. Os resultados mostraram que a atividade lúdica promoveu um ambiente favorável para o exercício da criatividade, evidenciando o interesse e colaboração dos alunos na realização da proposta."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID389_TB11_03042024154238.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENY LÚCIA DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MILENY"
    "autor_email" => "mileny.medeiros@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106253
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 389
    "titulo" => "ENTRELAÇANDO CRIATIVIDADE E O LÚDICO: EXPLORANDO PRODUÇÕES TEXTUAIS DERIVADAS DE DESENHOS EM UMA TURMA DE 9º ANO NA ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY"
    "resumo" => "Este artigo científico descreve uma atividade lúdica realizada com uma turma de 9º ano do Ensino fundamental da Escola CAIC José Jofilly, com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos no desenvolvimento de produções textuais a partir de textos verbais e não-verbais. Nesse sentido, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, a qual faremos relatos de como as atividades foram desenvolvidas e os respectivos resultados obtidos. Para este estudo, tomamos por base alguns autores, tais como Piaget (1973, 2011), Vygotski (1984, 1998) e outros. A metodologia utilizada envolveu a participação ativa de toda a turma em uma dinâmica criativa, na qual os estudantes produziram os textos não-verbais em um ambiente descontraído e cooperativo, tendo a supervisão e orientação do professor, com a colaboração das alunas do PIBID. Os resultados mostraram que a atividade lúdica promoveu um ambiente favorável para o exercício da criatividade, evidenciando o interesse e colaboração dos alunos na realização da proposta."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID389_TB11_03042024154238.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENY LÚCIA DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MILENY"
    "autor_email" => "mileny.medeiros@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este artigo científico descreve uma atividade lúdica realizada com uma turma de 9º ano do Ensino fundamental da Escola CAIC José Jofilly, com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos no desenvolvimento de produções textuais a partir de textos verbais e não-verbais. Nesse sentido, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, a qual faremos relatos de como as atividades foram desenvolvidas e os respectivos resultados obtidos. Para este estudo, tomamos por base alguns autores, tais como Piaget (1973, 2011), Vygotski (1984, 1998) e outros. A metodologia utilizada envolveu a participação ativa de toda a turma em uma dinâmica criativa, na qual os estudantes produziram os textos não-verbais em um ambiente descontraído e cooperativo, tendo a supervisão e orientação do professor, com a colaboração das alunas do PIBID. Os resultados mostraram que a atividade lúdica promoveu um ambiente favorável para o exercício da criatividade, evidenciando o interesse e colaboração dos alunos na realização da proposta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.