O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre Círculo e Circunferência no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula) para planejar e executar as aulas. A regência se deu com 32 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da EMEF Roberto Simonsen, entre os dias 22 de agosto a 19 de setembro de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 3 e 4 com relação a prática e teoria do conteúdo matemático. Buscamos enfatizar de forma prática a ideia do comprimento da circunferência. Diante disso, destacamos a ideia do número pi, até então desconhecido pelos alunos. Por meio da prática utilizamos um experimento, onde os alunos divididos em grupos buscaram o valor do número pi em diferentes objetos circulares, trazidos por eles. Por fim, apresentamos a história do número pi, deixando claro que o valor aproximado que foi encontrado pelos alunos retrata o número de pi e seu contexto histórico. A partir de nossa regência entendemos que trabalhar com experimentos matemáticos e com a História da Matemática em sala de aula é algo eficaz, interessante e motivador para o processo de aprendizagem.