Este relato tem por objetivo refletir acerca de algumas atividades desenvolvidas por um professor em formação no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades foram desenvolvidas na ECIT José Leite de Sousa localizada na cidade de Monteiro- PB, por três residentes que compuseram uma equipe de atuação mediados por uma preceptora e por um coordenador de área. A Atividade aqui relatada diz respeito a uma sequência didática aplicada, tendo como eixo central o trato sobre a variação linguística envolvendo a Língua Portuguesa em contexto educacional brasileiro. A sequência didática teve como base a obra de Marcos Bagno intitulada A Língua de Eulália, utilizando esse mesmo autor como aporte teórico para o encaminhamento da discussão sobre variação linguística e preconceito linguístico. Com isso, conseguimos perceber o quão complexo é o estudo da Língua Portuguesa quando se trata da temática supracitada, uma vez que, por mais que haja grande discussão sobre essa temática nos dias de hoje, ainda assim a torna necessária a fim de que nosso alunado consiga problematizar os preconceitos linguísticos que se formam diante de variações consideradas como não padrões.