Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O CANVA NA APLICAÇÃO DE QUIZ: UM SUBSÍDIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO AMBIENTE ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106379
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "O CANVA NA APLICAÇÃO DE QUIZ: UM SUBSÍDIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO AMBIENTE ESCOLAR."
    "resumo" => "Esta produção tem por objetivo explorar de maneira sucinta as experiências oferecidas pelo programa residência pedagógica promovida pela Universidade Estadual da Paraíba, do curso de Geografia, que possibilitou a aplicação do jogo mental quiz como alternativa no melhoramento do processo de ensino-aprendizagem na etapa do ensino médio. A manifestação da proposta, ou melhor, do subprojeto de geografia foi preparada para alunos do 3° “A” do ensino médio e ocorreu no âmbito da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, situada em Campina Grande, no estado da Paraíba. Justifica-se a fulcral produção contribuir para o planejamento de aulas capazes de garantir ao alunado novas possibilidades pedagógicas sem prejudicar o objetivo principal da aula que é a construção de conhecimento. Neste quadro, apontaremos os resultados alcançados a partir da inclusão de jogos que visou afastar o aluno do papel de ouvinte para encorajar à atividade lúdica através da aplicação de quiz (conjunto de perguntas) como metodologia ativa na escola. Endossar que essa proposta foi aplicada mediante a plataforma do canva para projetar os slides e executar a dinâmica em sala. Assim, essa experiência assegurou uma interação maior entre professor e aluno, logo, um momento descontraído, ajuda mútua entre as partes e simultaneamente significativo, visando que a temática abordada estivesse acompanhada de seriedade, colocando o aluno como protagonista nessa vivência."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID681_TB166_11032024210931.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON XAVIER DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON XAVIER"
    "autor_email" => "anderson.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106379
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "O CANVA NA APLICAÇÃO DE QUIZ: UM SUBSÍDIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO AMBIENTE ESCOLAR."
    "resumo" => "Esta produção tem por objetivo explorar de maneira sucinta as experiências oferecidas pelo programa residência pedagógica promovida pela Universidade Estadual da Paraíba, do curso de Geografia, que possibilitou a aplicação do jogo mental quiz como alternativa no melhoramento do processo de ensino-aprendizagem na etapa do ensino médio. A manifestação da proposta, ou melhor, do subprojeto de geografia foi preparada para alunos do 3° “A” do ensino médio e ocorreu no âmbito da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, situada em Campina Grande, no estado da Paraíba. Justifica-se a fulcral produção contribuir para o planejamento de aulas capazes de garantir ao alunado novas possibilidades pedagógicas sem prejudicar o objetivo principal da aula que é a construção de conhecimento. Neste quadro, apontaremos os resultados alcançados a partir da inclusão de jogos que visou afastar o aluno do papel de ouvinte para encorajar à atividade lúdica através da aplicação de quiz (conjunto de perguntas) como metodologia ativa na escola. Endossar que essa proposta foi aplicada mediante a plataforma do canva para projetar os slides e executar a dinâmica em sala. Assim, essa experiência assegurou uma interação maior entre professor e aluno, logo, um momento descontraído, ajuda mútua entre as partes e simultaneamente significativo, visando que a temática abordada estivesse acompanhada de seriedade, colocando o aluno como protagonista nessa vivência."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID681_TB166_11032024210931.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON XAVIER DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON XAVIER"
    "autor_email" => "anderson.santos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Esta produção tem por objetivo explorar de maneira sucinta as experiências oferecidas pelo programa residência pedagógica promovida pela Universidade Estadual da Paraíba, do curso de Geografia, que possibilitou a aplicação do jogo mental quiz como alternativa no melhoramento do processo de ensino-aprendizagem na etapa do ensino médio. A manifestação da proposta, ou melhor, do subprojeto de geografia foi preparada para alunos do 3° “A” do ensino médio e ocorreu no âmbito da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, situada em Campina Grande, no estado da Paraíba. Justifica-se a fulcral produção contribuir para o planejamento de aulas capazes de garantir ao alunado novas possibilidades pedagógicas sem prejudicar o objetivo principal da aula que é a construção de conhecimento. Neste quadro, apontaremos os resultados alcançados a partir da inclusão de jogos que visou afastar o aluno do papel de ouvinte para encorajar à atividade lúdica através da aplicação de quiz (conjunto de perguntas) como metodologia ativa na escola. Endossar que essa proposta foi aplicada mediante a plataforma do canva para projetar os slides e executar a dinâmica em sala. Assim, essa experiência assegurou uma interação maior entre professor e aluno, logo, um momento descontraído, ajuda mútua entre as partes e simultaneamente significativo, visando que a temática abordada estivesse acompanhada de seriedade, colocando o aluno como protagonista nessa vivência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.