Esta produção tem por objetivo explorar de maneira sucinta as experiências oferecidas pelo programa residência pedagógica promovida pela Universidade Estadual da Paraíba, do curso de Geografia, que possibilitou a aplicação do jogo mental quiz como alternativa no melhoramento do processo de ensino-aprendizagem na etapa do ensino médio. A manifestação da proposta, ou melhor, do subprojeto de geografia foi preparada para alunos do 3° “A” do ensino médio e ocorreu no âmbito da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, situada em Campina Grande, no estado da Paraíba. Justifica-se a fulcral produção contribuir para o planejamento de aulas capazes de garantir ao alunado novas possibilidades pedagógicas sem prejudicar o objetivo principal da aula que é a construção de conhecimento. Neste quadro, apontaremos os resultados alcançados a partir da inclusão de jogos que visou afastar o aluno do papel de ouvinte para encorajar à atividade lúdica através da aplicação de quiz (conjunto de perguntas) como metodologia ativa na escola. Endossar que essa proposta foi aplicada mediante a plataforma do canva para projetar os slides e executar a dinâmica em sala. Assim, essa experiência assegurou uma interação maior entre professor e aluno, logo, um momento descontraído, ajuda mútua entre as partes e simultaneamente significativo, visando que a temática abordada estivesse acompanhada de seriedade, colocando o aluno como protagonista nessa vivência.