Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FAKE NEWS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TEMÁTICA "AQUECIMENTO GLOBAL E PRODUÇÃO DE ÁLCOOL GEL, FATO OU FAKE?"

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106390
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 510
    "titulo" => "FAKE NEWS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TEMÁTICA "AQUECIMENTO GLOBAL E PRODUÇÃO DE ÁLCOOL GEL, FATO OU FAKE?""
    "resumo" => "O presente estudo investigou a integração de estratégias pedagógicas no ensino de ciências, numa perspectiva de esclarecimentos e conscientização, quanto as implicações de notícias falsas. Neste, foram explorados dois tópicos: i) a desinformação relacionada ao aquecimento global e ii) a produção de álcool gel usado o gel de cabelo como insumo. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas estratégias de ensino diversificadas, dentre elas, destacamos a confecção de maquetes como didático na abordagem do aquecimento global, nesta etapa o objetivo foi de promover uma compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas. Na etapa seguinte, mostramos o quando é relevante as pessoas saber e compreender o processo de higienização adequado, para não propagar ou ser enganados com notícias falsas, a exemplos da produção de álcool gel a base de gel de cabelo. Nesta etapa, realizamos uma atividade experimental com o objetivo de ensinar os estudantes o processo de diluição adequada de água sanitária, mostrando a eles que feito de forma correta, poderá ser utilizado como desinfetante, especialmente no contexto escolar, combatendo vírus, como visto durante a pandemia. O artigo enfatiza a relevância de capacitar os alunos com habilidades críticas de avaliação de informações, preparando-os para enfrentar a desinformação científica. Essa abordagem educacional forneceu ferramentas para identificação das fake news, que são criminosamente propagadas nas diversas mídias sociais. Com essa ação pedagógica, foi possível perceber que os estudantes se conscientizaram, quanto ao disparo de mensagem, também é imperativo afirmar que contribuiu de forma significativa com o processo de conscientização pessoal e social."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID510_TB177_12032024214001.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAELY KELLY MEDEIROS DA SILVA SABINO"
    "autor_nome_curto" => "MAELY"
    "autor_email" => "maelykelly.kelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106390
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 510
    "titulo" => "FAKE NEWS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TEMÁTICA "AQUECIMENTO GLOBAL E PRODUÇÃO DE ÁLCOOL GEL, FATO OU FAKE?""
    "resumo" => "O presente estudo investigou a integração de estratégias pedagógicas no ensino de ciências, numa perspectiva de esclarecimentos e conscientização, quanto as implicações de notícias falsas. Neste, foram explorados dois tópicos: i) a desinformação relacionada ao aquecimento global e ii) a produção de álcool gel usado o gel de cabelo como insumo. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas estratégias de ensino diversificadas, dentre elas, destacamos a confecção de maquetes como didático na abordagem do aquecimento global, nesta etapa o objetivo foi de promover uma compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas. Na etapa seguinte, mostramos o quando é relevante as pessoas saber e compreender o processo de higienização adequado, para não propagar ou ser enganados com notícias falsas, a exemplos da produção de álcool gel a base de gel de cabelo. Nesta etapa, realizamos uma atividade experimental com o objetivo de ensinar os estudantes o processo de diluição adequada de água sanitária, mostrando a eles que feito de forma correta, poderá ser utilizado como desinfetante, especialmente no contexto escolar, combatendo vírus, como visto durante a pandemia. O artigo enfatiza a relevância de capacitar os alunos com habilidades críticas de avaliação de informações, preparando-os para enfrentar a desinformação científica. Essa abordagem educacional forneceu ferramentas para identificação das fake news, que são criminosamente propagadas nas diversas mídias sociais. Com essa ação pedagógica, foi possível perceber que os estudantes se conscientizaram, quanto ao disparo de mensagem, também é imperativo afirmar que contribuiu de forma significativa com o processo de conscientização pessoal e social."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID510_TB177_12032024214001.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAELY KELLY MEDEIROS DA SILVA SABINO"
    "autor_nome_curto" => "MAELY"
    "autor_email" => "maelykelly.kelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente estudo investigou a integração de estratégias pedagógicas no ensino de ciências, numa perspectiva de esclarecimentos e conscientização, quanto as implicações de notícias falsas. Neste, foram explorados dois tópicos: i) a desinformação relacionada ao aquecimento global e ii) a produção de álcool gel usado o gel de cabelo como insumo. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas estratégias de ensino diversificadas, dentre elas, destacamos a confecção de maquetes como didático na abordagem do aquecimento global, nesta etapa o objetivo foi de promover uma compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas. Na etapa seguinte, mostramos o quando é relevante as pessoas saber e compreender o processo de higienização adequado, para não propagar ou ser enganados com notícias falsas, a exemplos da produção de álcool gel a base de gel de cabelo. Nesta etapa, realizamos uma atividade experimental com o objetivo de ensinar os estudantes o processo de diluição adequada de água sanitária, mostrando a eles que feito de forma correta, poderá ser utilizado como desinfetante, especialmente no contexto escolar, combatendo vírus, como visto durante a pandemia. O artigo enfatiza a relevância de capacitar os alunos com habilidades críticas de avaliação de informações, preparando-os para enfrentar a desinformação científica. Essa abordagem educacional forneceu ferramentas para identificação das fake news, que são criminosamente propagadas nas diversas mídias sociais. Com essa ação pedagógica, foi possível perceber que os estudantes se conscientizaram, quanto ao disparo de mensagem, também é imperativo afirmar que contribuiu de forma significativa com o processo de conscientização pessoal e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.