O presente estudo investigou a integração de estratégias pedagógicas no ensino de ciências, numa perspectiva de esclarecimentos e conscientização, quanto as implicações de notícias falsas. Neste, foram explorados dois tópicos: i) a desinformação relacionada ao aquecimento global e ii) a produção de álcool gel usado o gel de cabelo como insumo. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas estratégias de ensino diversificadas, dentre elas, destacamos a confecção de maquetes como didático na abordagem do aquecimento global, nesta etapa o objetivo foi de promover uma compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas. Na etapa seguinte, mostramos o quando é relevante as pessoas saber e compreender o processo de higienização adequado, para não propagar ou ser enganados com notícias falsas, a exemplos da produção de álcool gel a base de gel de cabelo. Nesta etapa, realizamos uma atividade experimental com o objetivo de ensinar os estudantes o processo de diluição adequada de água sanitária, mostrando a eles que feito de forma correta, poderá ser utilizado como desinfetante, especialmente no contexto escolar, combatendo vírus, como visto durante a pandemia. O artigo enfatiza a relevância de capacitar os alunos com habilidades críticas de avaliação de informações, preparando-os para enfrentar a desinformação científica. Essa abordagem educacional forneceu ferramentas para identificação das fake news, que são criminosamente propagadas nas diversas mídias sociais. Com essa ação pedagógica, foi possível perceber que os estudantes se conscientizaram, quanto ao disparo de mensagem, também é imperativo afirmar que contribuiu de forma significativa com o processo de conscientização pessoal e social.