As pesquisas em ensino de ciências, assim como as vivências da sala de aula, são um importante meio de reflexão sobre como podemos guiar a nossa ação pedagógica em busca de um ensino de qualidade e que cumpra com as demandas educacionais atuais. Nesse sentido, a residência pedagógica é uma oportunidade para os estudantes de licenciatura, assim como para os professores das escolas que são contempladas por ele, de promover uma aproximação entre o ensino superior e a educação básica. Esse estreitamento de caminhos possibilita uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e busca melhorar a educação básica, além de elevar a qualidade da formação dos futuros professores. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar as vivências enquanto preceptora dos licenciandos em Física nesse período de execução do programa. Esse relato busca evidenciar como a residência contribui para a formação continuada do preceptor, já que, as ações desenvolvidas no programa são guiadas por pesquisas de discussões atuais sobre o ensino de Física. Por trata-se de uma relato de experiência, como já foi especificado, para a construir o texto, considera-se as impressões pessoais do preceptor na construção e execução das atividades.