Atualmente, o uso de energia e suas aplicações é essencial nas atividades cotidianas da humanidade, sendo utilizadas em diversos trabalhos, desde os mais complexos até nos mais simples. O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos bolsistas (PIBID e RESIDÊNCIA, da Universidade Estadual da Paraíba). Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% porcento da turma tiveram resultados positivos. Pretende-se desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras.