O ensino por investigação juntamente com o uso de atividades práticas, desempenham um papel fundamental no contexto educacional, estando alinhados com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa abordagem pedagógica é uma ótima alternativa para a construção de cidadãos críticos de participação ativa na vida em sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido por alunos de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira na cidade de Campina Grande-PB. Houve a realização de duas ações de intervenção. Na primeira ação, houve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com enfoque experimental investigativo, relacionando o tema sustentabilidade com conceitos físicos por meio da construção de um desidratador solar utilizando materiais de baixo custo em uma turma de 2° ano do Ensino Médio. O objetivo principal foi desenvolver consciência ambiental e sustentável, além de possibilitar aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A segunda ação consistiu no estudo e confecção de experimentos em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, abordando os temas de magnetismo, eletricidade, termodinâmica, óptica e mecânica, para exposição na primeira mostra de ciências da natureza e matemática na escola em questão, com o objetivo de apresentar alguns recursos didáticos produzidos pelos alunos e utilizados em sala de aula pelos professores.