O presente trabalho apresenta a descrição de uma experiência vivenciada durante as atividades do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ação foi desenvolvida em uma turma de 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa e teve como objetivo mostrar a importância do trabalho com grupos interativos, valorizando a troca de experiências entre os alunos e utilizando resolução de problemas para tornar a aprendizagem acerca de equações polinomiais do 1º grau mais significativa para o estudante. A nossa discussão teórica está apoiada principalmente na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e nos estudos dePereira (2021) e Santos (2022)que tratam da importância do trabalho com grupos coletivos que promovem a interação entre os estudantes.Apresentamos a descrição da atividade ocorrida na sala de aula. Durante o desenvolvimento da atividade, foi possível observar os estudantes trocando informações e discutindo os resultados entre si. Essa experiênciademonstrou que a interação entre os estudantesé fundamental para auxiliar a construção de conhecimentos matemáticos em sala de aula.