Neste trabalho temos como objetivo apresentar a importância do preceptor na vivência dos graduandos das Licenciaturas em especial a Licenciatura em Física na sala de aula. A prática oferecida pelos programas PIBID (Programa de Iniciação à Docência Pedagógica) e Residência Pedagógica da UEPB-CAMPUS-VIII, permite que os estudantes da graduação esteja mais presentes no dia a dia da sala de aula e do professor norteador (o preceptor), mostrando a importância de planejar, de selecionar atividades, de trabalhar com diversas metodologias de ensino, e de conhecer a realidade da prática docente que o estágio não consegue oferecer. Dentro deste contexto, os discentes supervisionados abordaram diferentes metodologias em diferentes modalidades (ensino regular e ensino EJA). Entre elas, foram escolhidas as metodologias ativas através dos três momentos pedagógicos e prática experimental, que permite trazer o aluno para o centro da aprendizagem, mostrando que eles são os protagonistas do seu crescimento acadêmico, profissional e social. Além disso, esses programas contribuem para o aperfeiçoamento da formação docente dos graduandos e traz inovação na sala de aula juntamente com o preceptor. Portanto, para o desenvolvimento desses programas na escola o preceptor é fundamental na construção professor dos graduandos, pois ele busca contribuir com a formação docente ao decorrer do desenvolvimento das atividades preparadas para aplicar na sala de aula com os alunos da escola média.