GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS AUDRE LORDE: PESQUISA-AÇÃO, TEORIAS, VIVÊNCIAS E ALTERIDADES, NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10664 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 427 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS AUDRE LORDE: PESQUISA-AÇÃO, TEORIAS, VIVÊNCIAS E ALTERIDADES, NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Este trabalho terá como pressuposto expor as experiências metodológicas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde, que tem dialogado com os temas de educação, gênero, raça, sexualidades e as construções das epistemologias, a partir de vertentes graduais dos colonialismos x pós-coloniais, moderno x pós-moderno, especialmente a partir da linha epistemológica do sul. Este pretende abordar as construções do conhecimento, a partir dos grupos de estudos e pesquisas, que tem como foco dialogar com autores/as que fogem da linha dita “central” do conhecimento, reconhecido como o Norte, onde as ciências foram construídas por homens brancos, de classe média, heterossexuais, tendo a tendência de pensar outras culturas a partir da sua realidade social, excluindo outras formas de dialogo dos saberes. Tendo foco no positivismo e a neutratalidade axiológica que excluíam outras formas de fazer ciência, especialmente as que vinham de outras localidades reconhecidas como periféricas, especialmente as que vem do Sul. É a partir deste ponto inicial que o grupo de pesquisa vai dialogar com outros formas metodológicas de ensino e pesquisa-ação que vai pensar o Outro, como Sujeito, que constrói para além das normatizações científicas, evidenciando o campo mais amplo de construção dos saberes, especialmente o de autores/as negros/as que pensam a partir do conhecimento situado e político, partindo dos pressupostos de paradigmas feministas e não racistas, que vão dialogar com outras formas de fazer ciência, sem levar como foco a heternormatividade, o positivismo, mudando o eixo de construção do conhecimento, reconhecimento as teorias e vozes trazidos pelos/as que foram subalternizados/as por séculos, a partir dos olhares imperalistas e colonizadores. Pensar toda esta construção faz o palco das reflexões a corporeidade como ação política e tendências pedagógicas, metodologicas, contribuindo para a inclusão, pensando o corpo, a alteridadade, os saberes que vão para além das formalidades acadêmicas, fugindo da hegemonia do conhecimento dito como “neutro” e “correto” no campo mais amplo da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Produção do conhecimento" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GENERO, SEXUALIDADES, RAÇA, RAÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA7_ID1480_04052015214416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA LEMOS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA LEMOS" "autor_email" => "anacarlalemospe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10664 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 427 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS AUDRE LORDE: PESQUISA-AÇÃO, TEORIAS, VIVÊNCIAS E ALTERIDADES, NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Este trabalho terá como pressuposto expor as experiências metodológicas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde, que tem dialogado com os temas de educação, gênero, raça, sexualidades e as construções das epistemologias, a partir de vertentes graduais dos colonialismos x pós-coloniais, moderno x pós-moderno, especialmente a partir da linha epistemológica do sul. Este pretende abordar as construções do conhecimento, a partir dos grupos de estudos e pesquisas, que tem como foco dialogar com autores/as que fogem da linha dita “central” do conhecimento, reconhecido como o Norte, onde as ciências foram construídas por homens brancos, de classe média, heterossexuais, tendo a tendência de pensar outras culturas a partir da sua realidade social, excluindo outras formas de dialogo dos saberes. Tendo foco no positivismo e a neutratalidade axiológica que excluíam outras formas de fazer ciência, especialmente as que vinham de outras localidades reconhecidas como periféricas, especialmente as que vem do Sul. É a partir deste ponto inicial que o grupo de pesquisa vai dialogar com outros formas metodológicas de ensino e pesquisa-ação que vai pensar o Outro, como Sujeito, que constrói para além das normatizações científicas, evidenciando o campo mais amplo de construção dos saberes, especialmente o de autores/as negros/as que pensam a partir do conhecimento situado e político, partindo dos pressupostos de paradigmas feministas e não racistas, que vão dialogar com outras formas de fazer ciência, sem levar como foco a heternormatividade, o positivismo, mudando o eixo de construção do conhecimento, reconhecimento as teorias e vozes trazidos pelos/as que foram subalternizados/as por séculos, a partir dos olhares imperalistas e colonizadores. Pensar toda esta construção faz o palco das reflexões a corporeidade como ação política e tendências pedagógicas, metodologicas, contribuindo para a inclusão, pensando o corpo, a alteridadade, os saberes que vão para além das formalidades acadêmicas, fugindo da hegemonia do conhecimento dito como “neutro” e “correto” no campo mais amplo da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Produção do conhecimento" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GENERO, SEXUALIDADES, RAÇA, RAÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA7_ID1480_04052015214416.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA LEMOS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA LEMOS" "autor_email" => "anacarlalemospe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }