Os jogos pedagógicos cumprem importante papel para o desenvolvimento de habilidades socioeducativas e, por conseguinte, para aprendizagem da leitura e escrita das crianças durante o processo de alfabetização. Partindo dessa perspectiva, e tendo como referência nossa experiência enquanto bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) numa turma de 1ano do ensino fundamental na Escola Adv. Antônio Amorim, Campina Grande/PB, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel e importância dos jogos para o desenvolvimento das habilidades socioeducativa das crianças e seus impactos para os processos de alfabetização. A metodologia consiste num relato de experiência, e o referencial teórico é pautado nas contribuições de Vygotsky (1988) que evidencia a importância da interação social e o protagonismo das crianças no decorrer do processo de aprendizagem, e de Kishimoto (1994) que apresenta a relevância da utilização do jogo para a exploração e construção do conhecimento ao aproveitar a motivação interna própria do aspecto lúdico. Como resultado, destaca-se o que os jogos contribuem para melhor interação entre as crianças, para o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, para os processos de letramento.