A experiência na sala de aula possibilita ao residente uma vivência íntima com seu futuro espaço de trabalho. Para muito além de experimentar ministrar aulas, o residente percebe a necessidade e aprende a refletir criticamente sobre seu desempenho na sala de aula e sua influência na vida dos aprendizes, e para isso, o Programa de Residência Pedagógica viabiliza essa experiência e contribui profundamente para a formação dos futuros professores. Os métodos utilizados para fundamentar este texto foram de cunho bibliográfico, com base em teóricos como Freire (1996), Bernardo (2007), Altet (2017) e Florentino (2022), como também as observações e as aulas ministradas. Sendo assim, este trabalho relata a experiência de observações das aulas de Língua Inglesa na Escola Cidadã Integral Irmã Joaquina Sampaio, no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), como também da regência de aulas na 1ª série do ensino médio na Escola Cidadã Integral Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz.