HOMOSSEXUALIDADE E NOVOS SABERES: UM ENFOQUE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA DE HOJE
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10674 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 628 "titulo" => "HOMOSSEXUALIDADE E NOVOS SABERES: UM ENFOQUE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA DE HOJE" "resumo" => "Sabe-se que a escola é uma entidade formadora de conhecimentos e opiniões, por isso, é de grande valia a discussão de assuntos relativos à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, orientação sexual, homossexualidade, preconceito e outros temas sejam abordados diante da diversidade humana social. Com base nessas pressuposições, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação da diversidade sexual com os novos saberes construídos dentro do ambiente escolar, verificando a(s) perspectiva(s) de gestores e como os professores abordam esses assuntos em suas práticas metodológicas. A pesquisa foi realizada com um gestor de uma Escola Pública do Estado do Rio Grande do Norte, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com seis perguntas de cunho subjetivo. A discussão dos resultados foi realizada por meio de análise de conteúdo, relacionando o diálogo do gestor com aportes teóricos estudados sobre o tema. Diante da pesquisa desenvolvida, podemos verificar que no âmbito escolar pouco se vê discussões abertas e livres sobre a sexualidade e seus diversos aspectos, visto que alguns profissionais ainda não se veem preparados para lidar com alguns assuntos como, a diversidade sexual e de gênero, de forma coerente, a fim de partilhar e contribuir na dinâmica de novos saberes baseada na diversidade e na diferenças. Portanto vimos que a escola deve ser constituída de esclarecimentos que possam contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de tomar decisões benéficas e manter o respeito e postura assertiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOSSEXUALIDADE, NOVOS SABERES, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID628_30042015125600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LARA DINIZ FONTES" "autor_nome_curto" => "ANA LARA" "autor_email" => "analaradiniz@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10674 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 300 "inscrito_id" => 628 "titulo" => "HOMOSSEXUALIDADE E NOVOS SABERES: UM ENFOQUE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA DE HOJE" "resumo" => "Sabe-se que a escola é uma entidade formadora de conhecimentos e opiniões, por isso, é de grande valia a discussão de assuntos relativos à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, orientação sexual, homossexualidade, preconceito e outros temas sejam abordados diante da diversidade humana social. Com base nessas pressuposições, o presente trabalho tem como objetivo discutir a relação da diversidade sexual com os novos saberes construídos dentro do ambiente escolar, verificando a(s) perspectiva(s) de gestores e como os professores abordam esses assuntos em suas práticas metodológicas. A pesquisa foi realizada com um gestor de uma Escola Pública do Estado do Rio Grande do Norte, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com seis perguntas de cunho subjetivo. A discussão dos resultados foi realizada por meio de análise de conteúdo, relacionando o diálogo do gestor com aportes teóricos estudados sobre o tema. Diante da pesquisa desenvolvida, podemos verificar que no âmbito escolar pouco se vê discussões abertas e livres sobre a sexualidade e seus diversos aspectos, visto que alguns profissionais ainda não se veem preparados para lidar com alguns assuntos como, a diversidade sexual e de gênero, de forma coerente, a fim de partilhar e contribuir na dinâmica de novos saberes baseada na diversidade e na diferenças. Portanto vimos que a escola deve ser constituída de esclarecimentos que possam contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de tomar decisões benéficas e manter o respeito e postura assertiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOSSEXUALIDADE, NOVOS SABERES, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID628_30042015125600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LARA DINIZ FONTES" "autor_nome_curto" => "ANA LARA" "autor_email" => "analaradiniz@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }