SANTOS, Jeferson Reis et al.. . Ciência e Arte do Encontro: o Rio de Braços Abertos... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106808>. Acesso em: 13/12/2024 01:15
O presente trabalho, em diálogo com o transfeminismo e a sociologia do conhecimento, pretende examinar a disputa pela pluralidade epistêmica como elemento central para compreender as lutas em torno do acesso e da permanência da população trans* e travesti no Brasil às universidades. Para isso, apresentamos um estudo de caso a partir da trajetória de um homem trans, ativista e pesquisador em educação. Em diálogo com as discussões teóricas apontadas, trazemos os relatos do nosso interlocutor - que estudou em um desses cursos e, ao ingressar na universidade, atuou nele como monitor, professor e coordenador -, para argumentar que as políticas públicas e as ações coletivas para a ampliação presença da população trans na universidade não devem ser vistos somente como meios para promover a ascensão social ou o acesso a diferentes profissões, ainda que ambas constituam dimensões importantes, nem este grupo deve ser visto como mero “beneficiário de ações”. Nossas conclusões apontam que as análises sobre esses temas precisam compreender a busca pela transformação das instituições e do conhecimento como elementos centrais nessas lutas.