O grupo de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Infância e Feminismos (InFemis), tem em seu escopo de ações a identificação e análise de materiais didáticos e educacionais como manuais, editais, cartilhas e orientações produzidas por instituições de ensino públicas e privadas, de educação básica, técnica, profissionalizante e de nível superior, para a promoção da equidade e diversidade sexual e de gênero. O mapeamento destes materiais tem nos possibilitado compreender como as instituições públicas e privadas têm criado estratégias para a formação e produção do conhecimento em uma perspectiva emancipatória e/ou feminista. Busca-se analisar quais documentos foram e estão sendo produzidos para a oferta de ações que combatam as diferentes formas de violências sexuais e de gênero, bem como, de orientações e pressupostos didáticos para uma educação em prol da equidade de gênero, dentro dos referidos espaços e em suas comunidades. Para isso, utilizaremos como referencial teórico-metodológico Mainardes, 2017; Rezende, 2002; bem como, os estudos de gênero e feministas, abarcando diferentes autoras/es e teorias. Como resultado prévio da pesquisa em andamento, realizou-se uma investigação em fontes primárias, como editais, resoluções e legislações no âmbito de duas instituições em que as integrantes do grupo atuam, a saber, o IFSULDEMINAS e a UFSCar. Encontrou-se a regulamentação de núcleos de estudos e pesquisas, cartilhas e orientações para o combate à vulnerabilidade de mulheres e pessoas LGBTQA+. Assim, as instituições têm articulado diferentes práticas de resistência e estratégias pedagógicas não-normativas frente às ofensivas antigênero e o movimento neoconservador no país.