Este artigo é parte de nossa dissertação de mestrado intitulada Os Acordes das Relações de Gênero entre Integrantes da Orquestra Jovem da Escola Padre “Luis de Castro Brasileiro” em União-Piauí (2010-2012). Nosso objetivo, nessa panorâmica, foi identificar quais valores humanos as/os jovens integrantes da Orquestra Jovem construíam e como interferiam nas práticas de relações de gênero na escola e na família. Contribuem para essa discussão autoras/es como Ahmad (2008), Arendt (2009), Jares (2008), Mesquita (2003), Sampaio e Matos (2010), Duarte Júnior (2006) e outras/os. Como estratégias teórico-metodológicas utilizamos estudos bibliográficos, observação direta e entrevistas individuais. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva em que foram interlocutoras/es, jovens estudantes musicistas, pais e mães destas/es. Dados desse estudo apontam para a construção de valores humanos como responsabilidade, solidariedade, humildade, amizade, respeito, além de mudanças efetivas nas relações escolares e familiares. O empenho em discutir os valores humanos e suas implicações para as relações de gênero é um imperativo para a construção de convivências mais humanas e aproximativas na escola e na família e asseguram possibilidades de superação de contextos que desrespeitam seres humanos homens e mulheres.