O componente curricular “Família, relações de gênero e questão social” faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de serviço social da UFF – campus de Rio das Ostras. Formar assistentes sociais capacitados para trabalhar a diversidade de arranjos familiares pressupões tratar de temas como conservadorismo, preconceito, LGBTQIA+fobia, muitas das vezes presentes objetiva e subjetivamente na vivência e prática de estudantes de serviço social. Buscando a defesa da liberdade de orientação e expressão sexual, assim como o fortalecimento do projeto ético-político profissional, foram pensadas estratégias metodológicas que provoquem a reflexão e possibilitem a construção de estratégias efetivas de enfrentamento da reprodução de preconceitos na prática profissional de estudantes e estagiários do curso. A própria categoria, por meio de seus organismos de representação coletiva (CFESS/CRESS; ABEPSS; Rede de assistentes sociais pelo direito de decidir-RASPDD) vem construindo material teórico e político que subsidia este debate. Porque não usá-los então na formação e dinâmica de uma sala de aula? Tendo isto em vista, somadas experiência de educação popular de base freiriana no debate da sexualidade de adolescentes e jovens construídas em 7 anos de extensão popular e de pesquisa ação participante, foram organizadas 2 oficinas com os estudantes inscritos no componente curricular. Como resultados, tivemos um amplo debate em sala de aula sobre heterossexualidade compulsória, possibilidade de manifestação de posturas moralistas e preconceituosas que puderam ser rebatidas e problematizadas pelos próprios estudantes, assim como a construção de estratégias de abordagem profissional que garantam a liberdade de orientação e expressão sexual.