MARCAS SOCIAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DIGITAL ACERCA DE LINGUAGEM SEXISTA NA ENFERMAGEM
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Este estudo pretende analisar o uso de linguagem sexista na página “notas à imprensa” no site do Conselho federal de enfermagem (COFEN). Salienta-se que o objetivo deste trabalho não é comentar sobre equívocos no cenário analisado, mas mostrar nos discursos a presença da dominação masculina que reforçam a discriminação social. Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico digital, com abordagem qualitativa entre fevereiro e março de 2015. A fonte de observação foi a página “notas à imprensa” do COFEN. Como aporte teórico/metodológico utilizou-se manuais de linguagem não sexista e BOURDIER (2002). Para analise, foi realizada leitura crítica sobre o material coletado e teceu-se reflexões a luz da literatura pertinente à temática. Encontrou-se nas notas pouco material se comparado a proporção da mídia em abordagens que perpetuam representações que necessitam ser desconstruída pelas pessoas a respeito das(os) profissionais de enfermagem. 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