RESUMO: Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educação (2008), que investigou os discursos de um grupo de crianças da 3ª série do ensino fundamental sobre a profissão e os gêneros na docência; com o intuito de analisar por meio dos discursos os desdobramentos das questões de gênero no trabalho de professores/as e no magistério. A perspectiva sócio-histórica permeou as análises e apreendeu às crianças, como sujeitos que se constituem sócio-culturalmente pelas suas experiências, pelos lugares sociais que ocupam como meninos e meninas, como alunos/as. O referencial teórico utilizado como aporte para a análise dos dados coletados está baseado nas teorizações de Mikhail Bakhtin sobre o discurso. Para relacionar as vozes das crianças com o contexto social, cultural e histórico vivenciado por estas, recorremos a autores/as como Sarmento, Connell, Carvalho, Filho, Muller. As análises foram organizadas em eixos-temáticos que emergiram dos discursos das crianças, tais como: Os vínculos históricos e culturais da profissão com a maternidade; as relações de poder entre adultos e crianças e na prática docente; o exercício da docência e as relações afetivas. Os discursos das crianças demonstram muitas continuidades e rupturas com os papéis que foram construídos historicamente para homens e mulheres e, também, apontaram muitas expectativas e desejos para a prática de professores/as que superam binarismos e polaridades e oferecem informações significativas para (re)pensarmos a docência.