Na educação inclusiva estão as pessoas com Mielomeningocele (MMC), que apresentam alterações congênitas no fechamento do tubo neural e podem ter deficiências intelectuais que repercutem no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Este artigo tem o objetivo de apresentar o recorte qualitativo relativo a análise das contribuições da mediação pedagógica no contexto de reabilitação, fundamentada no Método Sarah e na Sequência Fedathi, para a estimulação do raciocínio lógico-matemático de pessoas com Mielomeningocele. O percurso metodológico desta pesquisa se caracterizou por uma investigação qualitativa, fundamentada em uma pesquisa–ação com a utilização de observação participante e obtenção de dados através de entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos participantes do estudo, pesquisa documental em Prontuário Eletrônico e a caracterização do raciocínio lógico-matemático das crianças e adolescente, sujeitos do estudo, por meio da avaliação pedagógica. A pesquisa de campo foi realizada no Programa de Reabilitação Infantil do Centro de Neurorreabilitação – SARAH, unidade Fortaleza. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética da instituição. Os dados das observações participantes nos momentos de mediações pedagógicas e o discurso dos participantes foram registrados em áudio, categorizadas e analisadas a partir da teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Verificou-se que a mediação pedagógica possibilitou um maior engajamento das crianças e adolescente nas atividades de estimulação, proporcionou a organização de facilitadores cognitivos e a promoção de situações para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além do maior entendimento de familiares sobre os desafios da aprendizagem de conteúdos matemáticos escolares devido o diagnóstico de Mielomeningocele. Conclui-se a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência no contexto de reabilitação e da relevância de uma ação reflexiva docente para a adoção de estratégias que oportunizem situações de aprendizagem e que alavanque o desenvolvimento, tornado-os ativos na construção do conhecimento e em sua reabilitação.