VAMOS CONVERSAR SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108067 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "VAMOS CONVERSAR SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?" "resumo" => "A Educação Brasileira atual necessita de transformações na busca de melhorias, pois sofre com a falta de investimentos e com o despreparo dos profissionais em mediar conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, inclusiva, colaborativa e transformadora. Com o desenvolvimento a partir da equipe educacional, especialmente na formação contínua dos educadores, tais necessidades se tornarão realidade, desde que a Gestão Escolar seja democrática, facilitadora e incentivadora, inclusive implementando a temática sobre a diversidade étnica e cultural. O presente estudo teve como objetivo principal analisar como tem sido implementada a temática sobre a diversidade étnica e cultural nas escolas brasileiras. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com 6 gestores e 10 professores perfazendo um total de 16 sujeitos da pesquisa. As entrevistas forneceram materiais suficientes para visualizarmos a importância e a necessidade de trabalharmos este tema da diversidade étnica e cultural nas escolas, com todos os profissionais da educação, para que eles se sintam seguros e capazes de abordar o tema com tranquilidade, leveza e conhecimentos suficientes para desmistificar tabus e preconceitos que permeiam nossa sociedade, geradores de sofrimento e violência. A educação é capaz de transformar o sofrimento em resolução de conflitos, mesmo sofrimento enraizado por séculos, trazendo paz e união com respeito e trocas enriquecedoras especialmente de um povo tão miscigenado e rico culturalmente como os brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1223_TB90_18062024232143.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM CRISTINA ZAMBELAN RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRIAM ZAMBELAN" "autor_email" => "miriam.czrsilva@sp.senac.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108067 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 1223 "titulo" => "VAMOS CONVERSAR SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?" "resumo" => "A Educação Brasileira atual necessita de transformações na busca de melhorias, pois sofre com a falta de investimentos e com o despreparo dos profissionais em mediar conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, inclusiva, colaborativa e transformadora. Com o desenvolvimento a partir da equipe educacional, especialmente na formação contínua dos educadores, tais necessidades se tornarão realidade, desde que a Gestão Escolar seja democrática, facilitadora e incentivadora, inclusive implementando a temática sobre a diversidade étnica e cultural. O presente estudo teve como objetivo principal analisar como tem sido implementada a temática sobre a diversidade étnica e cultural nas escolas brasileiras. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com 6 gestores e 10 professores perfazendo um total de 16 sujeitos da pesquisa. As entrevistas forneceram materiais suficientes para visualizarmos a importância e a necessidade de trabalharmos este tema da diversidade étnica e cultural nas escolas, com todos os profissionais da educação, para que eles se sintam seguros e capazes de abordar o tema com tranquilidade, leveza e conhecimentos suficientes para desmistificar tabus e preconceitos que permeiam nossa sociedade, geradores de sofrimento e violência. A educação é capaz de transformar o sofrimento em resolução de conflitos, mesmo sofrimento enraizado por séculos, trazendo paz e união com respeito e trocas enriquecedoras especialmente de um povo tão miscigenado e rico culturalmente como os brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1223_TB90_18062024232143.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM CRISTINA ZAMBELAN RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRIAM ZAMBELAN" "autor_email" => "miriam.czrsilva@sp.senac.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }