BINDA, Renan et al.. Desafios das tecnologias digitais na educação inclusiva. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108075>. Acesso em: 25/11/2024 00:36
Este trabalho explora os desafios das tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva, com foco específico na análise do impacto negativo da falta de acessibilidade nos Recursos Digitais de Aprendizagem (RDA) sobre a experiência das pessoas com deficiência. inclusão digital e acessibilidade são temas basilares na educação, sobretudo nos RDAs, onde, apesar das oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais, desafios significativos persistem para pessoas com deficiência. A ausência de acessibilidade adequada impõe limitações à sua participação efetiva, resultando em barreiras e exclusão. Mesmo com diretrizes estabelecidas, como as da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), observam-se lacunas na implementação dessas recomendações devido à falta de conhecimento, limitações técnicas e restrições de tempo. Para investigar essa questão, o método adotado foi o Close Reading, uma abordagem sistemática e detalhada na análise dos artigos da revisão integrativa de literatura, permitindo uma compreensão mais profunda e crítica das informações. Os estudos analisados sustentam a importância da tecnologia acessível para o desenvolvimento e integração da sociedade. Argumentam que as inovações digitais geradas pela tecnologia têm o potencial de superar barreiras e criar oportunidades reais, capacitando as pessoas com deficiência e proporcionando melhores formas de acesso à informação para garantir a inclusão. No entanto, ressaltam que, apesar da existência de documentos de recomendações para acessibilidade, há escassez de recursos digitais acessíveis, particularmente iniciativas que levem em consideração a experiência das pessoas com deficiência visual ou auditiva em RDAs.