FORMAÇÃO LATO SENSU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DO NATAL| RN
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108182 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 2087 "titulo" => "FORMAÇÃO LATO SENSU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DO NATAL| RN" "resumo" => "Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fora dos espaços formativos. O presente artigo busca identificar e analisar o perfil do estudante em formação lato sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade do Natal em recorte. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), além de alguns autores como Philippe Perrenoud (2000) que aponta as competências para uma educação em seu sentido pedagógico. Também apresentamos Capellini e Mendes (2007) que abordam o ensino colaborativo e Mantoan (2015) que esclarece conceitos do campo da Educação Especial. Também foi realizada a aplicação de um questionário para mais de 60 sujeitos via Google Forms na condição de estudantes em processos de formação lato sensu em instituições públicas e privadas. Após a análise, verificou-se que grande parte dos discentes estão em preparação para atender demandas que os envolvem diariamente em sua prática docente ou profissional, e que já atuam de alguma forma em ações inclusivas e afirmativas. Por fim, entende-se essencial para a Educação Especial estes sujeitos terem domínio de saberes específicos para uma atuação mais significativa junto aos estudantes assistidos por esta área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2087_TB234_19022024222749.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON YURI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAMMERSON SILVA" "autor_email" => "jammerson_yuri@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108182 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 2087 "titulo" => "FORMAÇÃO LATO SENSU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DO NATAL| RN" "resumo" => "Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fora dos espaços formativos. O presente artigo busca identificar e analisar o perfil do estudante em formação lato sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade do Natal em recorte. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), além de alguns autores como Philippe Perrenoud (2000) que aponta as competências para uma educação em seu sentido pedagógico. Também apresentamos Capellini e Mendes (2007) que abordam o ensino colaborativo e Mantoan (2015) que esclarece conceitos do campo da Educação Especial. Também foi realizada a aplicação de um questionário para mais de 60 sujeitos via Google Forms na condição de estudantes em processos de formação lato sensu em instituições públicas e privadas. Após a análise, verificou-se que grande parte dos discentes estão em preparação para atender demandas que os envolvem diariamente em sua prática docente ou profissional, e que já atuam de alguma forma em ações inclusivas e afirmativas. Por fim, entende-se essencial para a Educação Especial estes sujeitos terem domínio de saberes específicos para uma atuação mais significativa junto aos estudantes assistidos por esta área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2087_TB234_19022024222749.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON YURI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAMMERSON SILVA" "autor_email" => "jammerson_yuri@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }