O presente trabalho tem o intuito de apresentar as ações realizadas para incluir e empoderar mulheres por meio de um ensino da matemática emancipador no âmbito do currículo dos cursos de formação inicial e continuada do Programa Nacional Mulheres Mil no Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Este programa se propõe a atingir mulheres em situação de vulnerabilidade social, possibilitando oportunidades de inclusão na educação profissional, propiciando o direito à educação, assim como uma formação cidadã. Com a metodologia de uma pesquisa ação, com ações em sala de aula envolvendo situações reais de compras, vendas, descontos e juros. As aulas de matemática com conteúdos básicos, abordando os conceitos de soma e subtração por meio de exemplos práticos e exercícios de fixação, promovendo uma Educação Matemática inclusiva. Nesse sentido, os conteúdos de matemática são vistos como uma ferramenta fundamental para auxiliar as mulheres na compreensão da realidade que as cerca. Essa resolução representa um caminho significativo em direção à superação da disparidade de gênero no ensino da matemática, munindo as mulheres com as habilidades necessárias para prosperar em todas as áreas da vida. Consideramos que a utilização de analogias práticas em sala de aula, com o uso de dinheiro, mostrou-se abordagens eficazes para tornar o ensino de matemática mais compressível, coerente e envolvente para as participantes do programa.