A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE - CES/UFCG.
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O artigo relata um trabalho colaborativo desenvolvido no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Partido da compreensão de que a audiodescrição consiste na transformação de imagens em palavras para que informações - chave possam ser acessadas por pessoas cegas ou com baixa visão, buscou-se estimular o uso desta ferramenta no cotidiano acadêmico do estudante. Este recurso tem a função de utilizar a acessibilidade nos mais variados tipos de materiais audiovisuais, possibilitando a compreensão das informações, por meio da descrição de detalhes relevantes das imagens. A experiência relatada neste artigo aponta que o uso da audiodescrição enriqueceu a experiência de aprendizagem durante as atividades acadêmicas, pois facilitou a compreensão de imagens, gráficos e diagramas que anteriormente eram inacessíveis. 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