UNIVERSO TÁTIL: LIVRO MULTISSENSORIAL PARA A INFÂNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108221 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 1479 "titulo" => "UNIVERSO TÁTIL: LIVRO MULTISSENSORIAL PARA A INFÂNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados do processo de desenvolvimento do Universo Tátil, que se trata de um livro multissensorial para crianças com deficiência visual. O livro oferece conteúdo relacionado ao ensino de ciências, especificamente sobre o Universo, presentes no Projeto Político-Pedagógico do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa fundamentou-se nas etapas de pesquisa bibliográfica e documental, na produção do material educacional e trabalho de campo. As pesquisas bibliográfica e documental tiveram como descritores: história do livro, desenho universal de aprendizagem, objetos de referência, deficiência visual, desenho tátil e didática multissensorial. A pesquisa de campo envolveu a testagem do produto com observação participante e entrevistas semiestruturadas com dois grupos identitários, constituídos por dois professores e quatro estudantes do ensino fundamental, com baixa visão e cegueira, do Instituto Benjamim Constant – IBC. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo, com o auxílio do software Iramuteq. Como resultado, o material foi aprovado, atendendo às características da didática multissensorial, além da durabilidade, conforto tátil e segurança na deficiência visual. Como considerações finais tem-se que o conhecimento das singularidades da infância com deficiência visual leva a decisões por meios mais adequados ao estímulo da leitura e do protagonismo da criança em seu processo de escolarização. A avaliação do produto deve considerar aspectos simbólicos do conteúdo e imagens e estéticos da produção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1479_TB295_20052024083013.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA" "autor_nome_curto" => "Luciana Matsu" "autor_email" => "lumatsushita@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108221 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 1479 "titulo" => "UNIVERSO TÁTIL: LIVRO MULTISSENSORIAL PARA A INFÂNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados do processo de desenvolvimento do Universo Tátil, que se trata de um livro multissensorial para crianças com deficiência visual. O livro oferece conteúdo relacionado ao ensino de ciências, especificamente sobre o Universo, presentes no Projeto Político-Pedagógico do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa fundamentou-se nas etapas de pesquisa bibliográfica e documental, na produção do material educacional e trabalho de campo. As pesquisas bibliográfica e documental tiveram como descritores: história do livro, desenho universal de aprendizagem, objetos de referência, deficiência visual, desenho tátil e didática multissensorial. A pesquisa de campo envolveu a testagem do produto com observação participante e entrevistas semiestruturadas com dois grupos identitários, constituídos por dois professores e quatro estudantes do ensino fundamental, com baixa visão e cegueira, do Instituto Benjamim Constant – IBC. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo, com o auxílio do software Iramuteq. Como resultado, o material foi aprovado, atendendo às características da didática multissensorial, além da durabilidade, conforto tátil e segurança na deficiência visual. Como considerações finais tem-se que o conhecimento das singularidades da infância com deficiência visual leva a decisões por meios mais adequados ao estímulo da leitura e do protagonismo da criança em seu processo de escolarização. A avaliação do produto deve considerar aspectos simbólicos do conteúdo e imagens e estéticos da produção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1479_TB295_20052024083013.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA" "autor_nome_curto" => "Luciana Matsu" "autor_email" => "lumatsushita@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }