REDES DE APOIO E SUPORTES À ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108227 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 1479 "titulo" => "REDES DE APOIO E SUPORTES À ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais da análise da produção científica brasileira sobre as redes de apoio e os suportes ao processo de escolarização da infância com deficiência. A pesquisa envolve a investigação bibliográfica e documental, a partir da análise de legislação sobre inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e na busca e análise de artigos na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, em duas etapas. Os primeiros descritores utilizados foram: redes de apoio, suportes, escolarização e deficiência, sendo selecionados os artigos produzidos nos últimos cinco anos (2019-2023). Foram localizados, após o descarte das duplicidades, quatro artigos científicos com o termo redes de apoio e sete trabalhos com a expressão suportes, todos relacionados com a escolarização de crianças com deficiência. Identificou-se nos artigos sobre as redes de apoio a presença dos temas: políticas brasileiras de inclusão, aspectos profissionais do apoio pedagógico, relação família-escola na escolarização, classes multisseriadas na intersecção entre educação especial e do campo. Localizou-se nos artigos sobre os suportes para a escolarização, os temas: judicialização da educação, relação família-escola, ensino, estudo internacional comparado sobre educação especial, inclusão no ensino superior. Além dos temas identificados nos artigos pesquisados, apontam-se outros interesses, igualmente relevantes, quando se trata de redes de apoio e suportes a escolarização. A democratização do acesso, bem como o investimento em pesquisa para o desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva, correspondem a importantes pautas nos debates sobre suportes para a escolarização e educação inclusiva. A intervenção precoce corresponde a tema bastante relevante, visto que considera a ampliação dos suportes em educação e saúde destinados a atender às necessidades específicas da criança na etapa da vida essencial para o seu pleno desenvolvimento, ou seja, até os dois anos de idade. Realizou-se, a partir desta constatação, nova busca com os descritores: intervenção precoce e educação, tecnologia assistiva e educação. No primeiro caso, identificou-se 187 artigos sobre intervenção precoce e educação. No segundo evento, foram localizados 250 artigos sobre tecnologia assistiva e educação. Constatou-se um aumento significativo do número de publicações e o interesse maior pelas pesquisas sobre temáticas mais específicas relacionadas às redes de apoio e suportes à escolarização de crianças com deficiência. Conclui-se que existe uma infinidade de temas e abordagens em pesquisa acadêmica no campo da educação inclusiva para que sejam acolhidos todos os desafios da escolarização de pessoas com deficiência. No entanto, as pequenas contribuições e o conjunto delas podem colaborar para que seja possível uma educação que contribua para a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência, considerando suas necessidades específicas e a formação de redes de apoio e suportes na intersecção entre educação e saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1479_TB303_03062024062421.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA" "autor_nome_curto" => "Luciana Matsu" "autor_email" => "lumatsushita@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108227 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 1479 "titulo" => "REDES DE APOIO E SUPORTES À ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados parciais da análise da produção científica brasileira sobre as redes de apoio e os suportes ao processo de escolarização da infância com deficiência. A pesquisa envolve a investigação bibliográfica e documental, a partir da análise de legislação sobre inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e na busca e análise de artigos na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, em duas etapas. Os primeiros descritores utilizados foram: redes de apoio, suportes, escolarização e deficiência, sendo selecionados os artigos produzidos nos últimos cinco anos (2019-2023). Foram localizados, após o descarte das duplicidades, quatro artigos científicos com o termo redes de apoio e sete trabalhos com a expressão suportes, todos relacionados com a escolarização de crianças com deficiência. Identificou-se nos artigos sobre as redes de apoio a presença dos temas: políticas brasileiras de inclusão, aspectos profissionais do apoio pedagógico, relação família-escola na escolarização, classes multisseriadas na intersecção entre educação especial e do campo. Localizou-se nos artigos sobre os suportes para a escolarização, os temas: judicialização da educação, relação família-escola, ensino, estudo internacional comparado sobre educação especial, inclusão no ensino superior. Além dos temas identificados nos artigos pesquisados, apontam-se outros interesses, igualmente relevantes, quando se trata de redes de apoio e suportes a escolarização. A democratização do acesso, bem como o investimento em pesquisa para o desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva, correspondem a importantes pautas nos debates sobre suportes para a escolarização e educação inclusiva. A intervenção precoce corresponde a tema bastante relevante, visto que considera a ampliação dos suportes em educação e saúde destinados a atender às necessidades específicas da criança na etapa da vida essencial para o seu pleno desenvolvimento, ou seja, até os dois anos de idade. Realizou-se, a partir desta constatação, nova busca com os descritores: intervenção precoce e educação, tecnologia assistiva e educação. No primeiro caso, identificou-se 187 artigos sobre intervenção precoce e educação. No segundo evento, foram localizados 250 artigos sobre tecnologia assistiva e educação. Constatou-se um aumento significativo do número de publicações e o interesse maior pelas pesquisas sobre temáticas mais específicas relacionadas às redes de apoio e suportes à escolarização de crianças com deficiência. Conclui-se que existe uma infinidade de temas e abordagens em pesquisa acadêmica no campo da educação inclusiva para que sejam acolhidos todos os desafios da escolarização de pessoas com deficiência. No entanto, as pequenas contribuições e o conjunto delas podem colaborar para que seja possível uma educação que contribua para a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência, considerando suas necessidades específicas e a formação de redes de apoio e suportes na intersecção entre educação e saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1479_TB303_03062024062421.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SILVA TORRES MATSUSHITA" "autor_nome_curto" => "Luciana Matsu" "autor_email" => "lumatsushita@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }