QUESTÕES DE GÊNERO: RELAÇÕES SOCIAIS DXS TRANSEXUAIS E BARREIRAS ENFRENTADAS NO AMBIENTE ESCOLAR
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10825 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 964 "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO: RELAÇÕES SOCIAIS DXS TRANSEXUAIS E BARREIRAS ENFRENTADAS NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Objetiva-se apresentar algumas análises empíricas, desenvolvidas durante observações no ambiente de uma escola de ensino médio no Município de Naviraí- MS, sobre a realidade social de transexuais em contexto escolar. Para tal tomamos como base teórica algumas reflexões de autores que tem pensado a relação entre Educação, Relações de Gênero e Sexualidades (JUNQUEIRA, 2007; BORRILLO, 2010, LOURO, 2003). Algumas indagações nortearam nossas reflexões: Afinal a escola tem se constituído como um espaço aberto para pensar as diferenças e diversidades? Ou se mostra resistente às novas identidades? Observamos que, por vezes, a permanência destes/as transexuais no espaço da escola é perpassada diferentes situações de violência simbólica. A partir de observações realizadas em sala de aula, observou-se a atual conjuntura de um ensino pautado em noções de naturalidades de gênero e sexualidade. Se o espaço escolar deve ser utilizado para a desconstrução de valores formados por conceitos morais, religiosos e de sexualidade, observou-se, contraditoriamente, a presença de um discurso opressor de Gênero. Assim, verificou-se que a escola, enquanto espaço de socialização, por vezes se constitui como um local de preconceito e discriminação fazendo com que jovens de identidade trans sejam estigmatizados/as. Os dados foram obtidos por meio de observações das aulas de Sociologia e Filosofia, na qual foi possível constatar que os/as alunos/as Trans ali inseridos/as, são alvos de um sistema social patriarcal, machista, sexista e homo/transfóbica, com valores pré-definidos, e que muitas vezes não têm suas subjetividades respeitadas, atendidas e ouvidas, sofrendo vários tipos de violência. Deste modo, por meio da análise dos discursos do corpo docente da escola bem como dos alunos/as envolvidos/as, quisemos refletir sobre as lógicas que operam no sentido de invisibilizar e, também, estigmatizar minorias sexuais. Se recorrentemente a trajetória pessoal de transexuais é marcada por preconceitos e discriminações, nossos dados de campo apontaram que em muitas situações o espaço da escola, criado para ser um ambiente de pensamento crítico-reflexivo, também tem se constituído como um lugar privilegiado de manutenção de hierarquias e subalternidades. Nesse cenário, a diversidade sexual continua sendo rechaçada do ambiente escolar em que o modelo heteronormativo se impõe como o único possível e legítimo." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "DISCURSO OPRESSOR, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DE GÊNERO, TRANSEXUAIS;, AMBIENTE ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD4_SA2_ID964_04052015224006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA LOUZEIRO DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "MARILHÃO AGUIAR" "autor_email" => "marilia_cev@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMS-UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10825 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 964 "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO: RELAÇÕES SOCIAIS DXS TRANSEXUAIS E BARREIRAS ENFRENTADAS NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Objetiva-se apresentar algumas análises empíricas, desenvolvidas durante observações no ambiente de uma escola de ensino médio no Município de Naviraí- MS, sobre a realidade social de transexuais em contexto escolar. Para tal tomamos como base teórica algumas reflexões de autores que tem pensado a relação entre Educação, Relações de Gênero e Sexualidades (JUNQUEIRA, 2007; BORRILLO, 2010, LOURO, 2003). Algumas indagações nortearam nossas reflexões: Afinal a escola tem se constituído como um espaço aberto para pensar as diferenças e diversidades? Ou se mostra resistente às novas identidades? Observamos que, por vezes, a permanência destes/as transexuais no espaço da escola é perpassada diferentes situações de violência simbólica. A partir de observações realizadas em sala de aula, observou-se a atual conjuntura de um ensino pautado em noções de naturalidades de gênero e sexualidade. Se o espaço escolar deve ser utilizado para a desconstrução de valores formados por conceitos morais, religiosos e de sexualidade, observou-se, contraditoriamente, a presença de um discurso opressor de Gênero. Assim, verificou-se que a escola, enquanto espaço de socialização, por vezes se constitui como um local de preconceito e discriminação fazendo com que jovens de identidade trans sejam estigmatizados/as. Os dados foram obtidos por meio de observações das aulas de Sociologia e Filosofia, na qual foi possível constatar que os/as alunos/as Trans ali inseridos/as, são alvos de um sistema social patriarcal, machista, sexista e homo/transfóbica, com valores pré-definidos, e que muitas vezes não têm suas subjetividades respeitadas, atendidas e ouvidas, sofrendo vários tipos de violência. Deste modo, por meio da análise dos discursos do corpo docente da escola bem como dos alunos/as envolvidos/as, quisemos refletir sobre as lógicas que operam no sentido de invisibilizar e, também, estigmatizar minorias sexuais. Se recorrentemente a trajetória pessoal de transexuais é marcada por preconceitos e discriminações, nossos dados de campo apontaram que em muitas situações o espaço da escola, criado para ser um ambiente de pensamento crítico-reflexivo, também tem se constituído como um lugar privilegiado de manutenção de hierarquias e subalternidades. Nesse cenário, a diversidade sexual continua sendo rechaçada do ambiente escolar em que o modelo heteronormativo se impõe como o único possível e legítimo." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "DISCURSO OPRESSOR, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DE GÊNERO, TRANSEXUAIS;, AMBIENTE ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD4_SA2_ID964_04052015224006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA LOUZEIRO DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "MARILHÃO AGUIAR" "autor_email" => "marilia_cev@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMS-UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }