EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108292 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 2678 "titulo" => "EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS" "resumo" => "Este artigo busca relatar a experiência da ação formativa, com oficina, oferecida para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa de Dentro-PB. Durante a Jornada Pedagógica do corrente ano, o município citado, provocou reflexões e práticas acerca da política de inclusão e das ações desenvolvidas pelos docentes. Como metodologia, para atender às perspectivas desse encontro, as formadoras, desenvolveram oficina com os professores a partir de relatos das suas experiências no âmbito da Educação Inclusiva. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, este trabalho conta com as contribuições teóricas de Mantoan e Lunuti (2022), Brasil (1900,2015), Larrosa (2019), Tardif (2012), entre outros. Ouvir os professores é instigá-los a ressignificar-se por meio de alternativas que contribuam com práticas mais inclusivas, ofertando novos sentidos a um cotidiano escolar cada vez mais diverso. Sendo assim, as oficinas tiveram os relatos dos professores como um dos instrumentos capazes de impulsiona-los a contribuir uns com os outros por meio da “partilha sensível” de saberes. Além disso, foi possível, evidenciar superações e dificuldades no âmbito escolar a partir dos diálogos e provocações. Com o propósito de interferir significativante na aprendizagem dos estudantes, discutiu-se a política de inclusão e as práticas docentes desenvolvidas. Com isso, percebeu-se a necessidade de investir na formação dos professores, criando espaços de discussão e exposição das suas ideias e experiências, a fim de construir novos parâmetros para práticas escolares mais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2678_TB386_23042024154501.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNÊS BARBOSA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WAGNÊS ARAUJO" "autor_email" => "wagnesdeisearaujo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108292 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 2678 "titulo" => "EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS" "resumo" => "Este artigo busca relatar a experiência da ação formativa, com oficina, oferecida para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Lagoa de Dentro-PB. Durante a Jornada Pedagógica do corrente ano, o município citado, provocou reflexões e práticas acerca da política de inclusão e das ações desenvolvidas pelos docentes. Como metodologia, para atender às perspectivas desse encontro, as formadoras, desenvolveram oficina com os professores a partir de relatos das suas experiências no âmbito da Educação Inclusiva. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, este trabalho conta com as contribuições teóricas de Mantoan e Lunuti (2022), Brasil (1900,2015), Larrosa (2019), Tardif (2012), entre outros. Ouvir os professores é instigá-los a ressignificar-se por meio de alternativas que contribuam com práticas mais inclusivas, ofertando novos sentidos a um cotidiano escolar cada vez mais diverso. Sendo assim, as oficinas tiveram os relatos dos professores como um dos instrumentos capazes de impulsiona-los a contribuir uns com os outros por meio da “partilha sensível” de saberes. Além disso, foi possível, evidenciar superações e dificuldades no âmbito escolar a partir dos diálogos e provocações. Com o propósito de interferir significativante na aprendizagem dos estudantes, discutiu-se a política de inclusão e as práticas docentes desenvolvidas. Com isso, percebeu-se a necessidade de investir na formação dos professores, criando espaços de discussão e exposição das suas ideias e experiências, a fim de construir novos parâmetros para práticas escolares mais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2678_TB386_23042024154501.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNÊS BARBOSA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WAGNÊS ARAUJO" "autor_email" => "wagnesdeisearaujo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }