METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INCLUSIVA.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108293 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INCLUSIVA." "resumo" => "O uso de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa propicia reflexões para além do modo tradicional. Conforme Moran (2015, p. 27), é possível “ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços”. Nesse ínterim, a audiodescrição pode ser utilizada para tornar acessíveis conteúdos audiovisuais às pessoas com deficiência visual, através de narrações objetivas de imagens e informações relevantes, complementando e descrevendo o que está sendo visualmente transmitido. A audiodescrição inclui detalhes sobre gestos, expressões faciais, linguagem corporal, cenários, figurinos, entre outros elementos visuais com o objetivo de proporcionar uma experiência acessível e inclusiva para as pessoas com deficiência visual. Considerando esses pressupostos. o objetivo principal deste trabalho concerne em refletir sobre o uso de metodologias ativas no ensino da língua portuguesa, desde a Educação Infantil, perpassando pelo Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, no intuito de ampliar e promover a discussão acerca da audiodescrição na escola. A metodologia deste artigo baseia-se no desenvolvimento de sequências didáticas, que corroboram na inclusão do educando cego ou baixa visão a partir da utilização de recursos de baixo custo, favorecendo uma aprendizagem significativa. As metodologias ativas são abordagens de ensino que valorizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa. Ademais, consideramos que, ao aplicar metodologias ativas para alunos cegos, é fundamental considerar a acessibilidade como aspecto central do processo de ensino-aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho obteve-se como resultado a percepção de que a audiodescrição se mostra como uma ferramenta poderosa que permite aos alunos cegos equidade no acesso a conteúdos visuais, possibilitando sua participação ativa e significativa nas atividades propostas. Destarte, a inclusão de alunos cegos ou baixa visão nas metodologias ativas contribui para uma educação mais equitativa e enriquecedora para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID484_TB387_09062024235159.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES TRAJANO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA TRAJANO" "autor_email" => "marytrajano250317@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108293 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INCLUSIVA." "resumo" => "O uso de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa propicia reflexões para além do modo tradicional. Conforme Moran (2015, p. 27), é possível “ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços”. Nesse ínterim, a audiodescrição pode ser utilizada para tornar acessíveis conteúdos audiovisuais às pessoas com deficiência visual, através de narrações objetivas de imagens e informações relevantes, complementando e descrevendo o que está sendo visualmente transmitido. A audiodescrição inclui detalhes sobre gestos, expressões faciais, linguagem corporal, cenários, figurinos, entre outros elementos visuais com o objetivo de proporcionar uma experiência acessível e inclusiva para as pessoas com deficiência visual. Considerando esses pressupostos. o objetivo principal deste trabalho concerne em refletir sobre o uso de metodologias ativas no ensino da língua portuguesa, desde a Educação Infantil, perpassando pelo Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, no intuito de ampliar e promover a discussão acerca da audiodescrição na escola. A metodologia deste artigo baseia-se no desenvolvimento de sequências didáticas, que corroboram na inclusão do educando cego ou baixa visão a partir da utilização de recursos de baixo custo, favorecendo uma aprendizagem significativa. As metodologias ativas são abordagens de ensino que valorizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa. Ademais, consideramos que, ao aplicar metodologias ativas para alunos cegos, é fundamental considerar a acessibilidade como aspecto central do processo de ensino-aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho obteve-se como resultado a percepção de que a audiodescrição se mostra como uma ferramenta poderosa que permite aos alunos cegos equidade no acesso a conteúdos visuais, possibilitando sua participação ativa e significativa nas atividades propostas. Destarte, a inclusão de alunos cegos ou baixa visão nas metodologias ativas contribui para uma educação mais equitativa e enriquecedora para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID484_TB387_09062024235159.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES TRAJANO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA TRAJANO" "autor_email" => "marytrajano250317@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }