A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ECI FÉLIX ARAÚJO COM ALUNOS DO 7º ANO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108311 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 2953 "titulo" => "A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ECI FÉLIX ARAÚJO COM ALUNOS DO 7º ANO" "resumo" => "RESUMO Atualmente a ação docente em Geografia tem enfrentado desafios no que diz respeito à prática da inclusão nas atividades cotidianas em sala de aula. Isto posto, comungamos com a ideia de que isto se deve a falhas na formação inicial e continuada dos professores, tendo em vista que faz-se necessário desenvolver habilidades de elaboração de propostas metodológicas e construção de recursos didáticos capazes de atender a todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, sem nenhuma distinção. Em nosso caso, como licenciado em Geografia e bolsista do PIBID, foi possível experimentar processos metodológicos que considerassem a educação inclusiva no ensino de Geografia. Destacamos, por meio deste texto, que buscamos aproximar a Cartografia Tátil dos alunos videntes da Escola ECI Félix Araújo, localizada no município de Campina Grande/PB, a partir de oficinas desenvolvidas com a turma do 7º ano em 2023. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os artefatos de escrita em Braille, como também realizaram a confecção de mapas táteis temáticos. Ademais, de forma metodológica, dividimos a oficina em três etapas, na primeira etapa, houve a introdução ao Sistema Braille; na segunda etapa, recortamos os materiais e moldes dos mapas; por fim, na terceira etapa, iniciamos a escrita em Braille. Os resultados apontaram para a necessidade de adaptação metodológica para o ensino de Geografia, que habitualmente se utiliza do sentido da visão para a compreensão de elementos e fenômenos geográficos. Assim, pequenos movimentos metodológicos permitem que todos os sujeitos venham a poder interpretar o espaço em que vivem. Logo, o ramo da Cartografia Tátil apresenta-se como uma possibilidade para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão, consigam acessar representações cartográficas, ampliando as possibilidades de escrita, leitura e interpretação do mundo que os cerca, tornando-os autônomos (os alunos com deficiência) e mais empáticos (os alunos videntes)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2953_TB412_06052024121744.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VANDERSON SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ VANDERSON" "autor_email" => "vandersons716@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108311 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 2953 "titulo" => "A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ECI FÉLIX ARAÚJO COM ALUNOS DO 7º ANO" "resumo" => "RESUMO Atualmente a ação docente em Geografia tem enfrentado desafios no que diz respeito à prática da inclusão nas atividades cotidianas em sala de aula. Isto posto, comungamos com a ideia de que isto se deve a falhas na formação inicial e continuada dos professores, tendo em vista que faz-se necessário desenvolver habilidades de elaboração de propostas metodológicas e construção de recursos didáticos capazes de atender a todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, sem nenhuma distinção. Em nosso caso, como licenciado em Geografia e bolsista do PIBID, foi possível experimentar processos metodológicos que considerassem a educação inclusiva no ensino de Geografia. Destacamos, por meio deste texto, que buscamos aproximar a Cartografia Tátil dos alunos videntes da Escola ECI Félix Araújo, localizada no município de Campina Grande/PB, a partir de oficinas desenvolvidas com a turma do 7º ano em 2023. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os artefatos de escrita em Braille, como também realizaram a confecção de mapas táteis temáticos. Ademais, de forma metodológica, dividimos a oficina em três etapas, na primeira etapa, houve a introdução ao Sistema Braille; na segunda etapa, recortamos os materiais e moldes dos mapas; por fim, na terceira etapa, iniciamos a escrita em Braille. Os resultados apontaram para a necessidade de adaptação metodológica para o ensino de Geografia, que habitualmente se utiliza do sentido da visão para a compreensão de elementos e fenômenos geográficos. Assim, pequenos movimentos metodológicos permitem que todos os sujeitos venham a poder interpretar o espaço em que vivem. Logo, o ramo da Cartografia Tátil apresenta-se como uma possibilidade para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão, consigam acessar representações cartográficas, ampliando as possibilidades de escrita, leitura e interpretação do mundo que os cerca, tornando-os autônomos (os alunos com deficiência) e mais empáticos (os alunos videntes)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2953_TB412_06052024121744.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VANDERSON SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ VANDERSON" "autor_email" => "vandersons716@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }