O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS A PARTIR DA NARRATIVA VISUAL LÓGICO DIDÁTICA
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Edneia de Oliveira Alves, nós elaboramos o Recurso Didático Visual que subsidia o processo de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos. A produção do Recurso Didático Visual tem como base teórica a verbo-visualidade produzida por Brait (2009). Esse material é utilizado por três docentes da rede pública de ensino que lecionam em três cidades diferentes, sendo duas na Paraíba e uma no Rio Grande do Norte. As teorias que fundamentam a produção do Recurso Didático Visual são: tradução intersemiótica de Jakobson, a verbo-visualidade de Brait, reescrita de Marcushi e gramática reflexiva de Traváglia. Neste trabalho, iremos focar na construção da Narrativa Visual Lógico Didática produzida para o texto que trata sobre cidades que não registram crimes a mais de dez anos, que é um dos elementos que constitui o Recurso Didático Visual. 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