IGREJA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108354 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 478 "inscrito_id" => 2806 "titulo" => "IGREJA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS" "resumo" => "Este resumo teve por objetivo investigar a história da igreja cristã diante da pessoa com deficiência e da sua necessidade de inclusão e acesso aos ambientes cúlticos. Neste sentido, o objetivo é compreender como a igreja cristã, sendo um espaço de troca e guarda de saberes, comporta-se frente aos desafios de eliminação de barreiras para o acesso das pessoas com deficiência. Trata-se de uma revisão bibliográfica de obras relacionadas à história da igreja, do surgimento da escolástica em contraste com a história da pessoa com deficiência no Brasil que culminaram, para além da reflexão, em mudança de paradigmas e ações práticas. Para isso, foram levantados dados após preenchimento de formulários por membros e líderes de igrejas cristãs e, também, colhidas informações através da observação in loco das organizações religiosas cristãs. Os resultados demonstraram que, na história da igreja e da formação social das famílias, há valores distorcidos a respeito da valorização da pessoa com deficiência advindos da educação monástica e escolástica e também de conceitos como o handcapismo. Por outro lado, os resultados mostraram que há abertura da igreja, como um todo, para adaptações e acolhimento às famílias atípicas e das pessoas com deficiência. Após a análise de resultados, este estudo trouxe a possibilidade de implantação da cultura de inclusão no seio da igreja cristã através de propostas, tais como: palestras, cartazes explicativos, mudanças arquitetônicas e treinamento de equipes que lidam com crianças, famílias, recepcionistas e acolhimento às famílias neuroatípicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2806_TB478_03062024231249.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJEINE PINHEIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DJEINE" "autor_email" => "djeine.pinheiro.uepb.t4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108354 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 478 "inscrito_id" => 2806 "titulo" => "IGREJA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: DESAFIOS E QUEBRA DE PARADIGMAS" "resumo" => "Este resumo teve por objetivo investigar a história da igreja cristã diante da pessoa com deficiência e da sua necessidade de inclusão e acesso aos ambientes cúlticos. Neste sentido, o objetivo é compreender como a igreja cristã, sendo um espaço de troca e guarda de saberes, comporta-se frente aos desafios de eliminação de barreiras para o acesso das pessoas com deficiência. Trata-se de uma revisão bibliográfica de obras relacionadas à história da igreja, do surgimento da escolástica em contraste com a história da pessoa com deficiência no Brasil que culminaram, para além da reflexão, em mudança de paradigmas e ações práticas. Para isso, foram levantados dados após preenchimento de formulários por membros e líderes de igrejas cristãs e, também, colhidas informações através da observação in loco das organizações religiosas cristãs. Os resultados demonstraram que, na história da igreja e da formação social das famílias, há valores distorcidos a respeito da valorização da pessoa com deficiência advindos da educação monástica e escolástica e também de conceitos como o handcapismo. Por outro lado, os resultados mostraram que há abertura da igreja, como um todo, para adaptações e acolhimento às famílias atípicas e das pessoas com deficiência. Após a análise de resultados, este estudo trouxe a possibilidade de implantação da cultura de inclusão no seio da igreja cristã através de propostas, tais como: palestras, cartazes explicativos, mudanças arquitetônicas e treinamento de equipes que lidam com crianças, famílias, recepcionistas e acolhimento às famílias neuroatípicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2806_TB478_03062024231249.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJEINE PINHEIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DJEINE" "autor_email" => "djeine.pinheiro.uepb.t4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }