DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUAIS ESTRATÉGIAS PODEM FAVORECER O ENSINO APRENDIZAGEM?
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108520 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 2981 "titulo" => "DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUAIS ESTRATÉGIAS PODEM FAVORECER O ENSINO APRENDIZAGEM?" "resumo" => "A dislexia é um transtorno específico das operações implícitas no reconhecimento das palavras (precisão e rapidez) que compromete em maior ou menor grau a compreensão da leitura. A leitura é a chave para o indivíduo ter acesso ao mundo do conhecimento. Mesmo que para algumas pessoas este processo seja fácil, para outros pode ser difícil compreendendo que se trata de um processamento linguístico complexo e pode ser a causa mais recorrente do fracasso escolar. O aluno disléxico apresenta características peculiares em cada etapa escolar, a medida que a escolarização avança, as dificuldades causadas pelo transtorno se amplia e por vezes se caracteriza com o sentimento de “odeio a escola”. Elaborar currículos escolares e propostas pedagógicas que contemplem os diferentes perfis de aprendizagem é uma necessidade urgente. O professor como medidor pode fazer uso de estratégias de ensino, proporcionado ao estudante a oportunidade de agir e expressar o que sabe. Diante do que foi exposto, este estudo tem como objetivo fazer uma revisão de artigos científicos, dissertações e teses referentes ao desempenho de alunos com dislexia frente aos currículos adaptados e com propostas pedagógicas favoráveis ao desempenho destes estudantes. Para tanto, foi realizado um levamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para selecionar os dados. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, visto que as pesquisas analisadas já foram publicadas. Os resultados demonstram as contribuições do uso de estratégias e recursos digitais para o desenvolvimento ampliação das oportunidades de compreensão das informações e de envolvimento com o conteúdo, uma vez que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, ainda existe uma escassez de pesquisas nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2981_TB706_04052024155416.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAISMÁ NOBREGA FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "THAISMÁ" "autor_email" => "thaisma.ferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108520 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 2981 "titulo" => "DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUAIS ESTRATÉGIAS PODEM FAVORECER O ENSINO APRENDIZAGEM?" "resumo" => "A dislexia é um transtorno específico das operações implícitas no reconhecimento das palavras (precisão e rapidez) que compromete em maior ou menor grau a compreensão da leitura. A leitura é a chave para o indivíduo ter acesso ao mundo do conhecimento. Mesmo que para algumas pessoas este processo seja fácil, para outros pode ser difícil compreendendo que se trata de um processamento linguístico complexo e pode ser a causa mais recorrente do fracasso escolar. O aluno disléxico apresenta características peculiares em cada etapa escolar, a medida que a escolarização avança, as dificuldades causadas pelo transtorno se amplia e por vezes se caracteriza com o sentimento de “odeio a escola”. Elaborar currículos escolares e propostas pedagógicas que contemplem os diferentes perfis de aprendizagem é uma necessidade urgente. O professor como medidor pode fazer uso de estratégias de ensino, proporcionado ao estudante a oportunidade de agir e expressar o que sabe. Diante do que foi exposto, este estudo tem como objetivo fazer uma revisão de artigos científicos, dissertações e teses referentes ao desempenho de alunos com dislexia frente aos currículos adaptados e com propostas pedagógicas favoráveis ao desempenho destes estudantes. Para tanto, foi realizado um levamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para selecionar os dados. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, visto que as pesquisas analisadas já foram publicadas. Os resultados demonstram as contribuições do uso de estratégias e recursos digitais para o desenvolvimento ampliação das oportunidades de compreensão das informações e de envolvimento com o conteúdo, uma vez que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, ainda existe uma escassez de pesquisas nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2981_TB706_04052024155416.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAISMÁ NOBREGA FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "THAISMÁ" "autor_email" => "thaisma.ferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }