DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : ESTUDO SOBRE CENTRO DE APOIO EDUCACIONAL MULTIDISCIPLINAR EM AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108541 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 3444 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : ESTUDO SOBRE CENTRO DE APOIO EDUCACIONAL MULTIDISCIPLINAR EM AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE" "resumo" => "À medida que a conscientização sobre educação inclusiva cresce, precisamos ter em mente que segundo o IBGE(2023) 18,6 milhões de indivíduos da nossa população, atualmente é constituída por pessoas com deficiência. Dentre estas, 10,3% encontram-se na Região Nordeste, o que nos leva ao compromisso de fomentar intervenções para suprir as necessidades desta parcela da população. Neste cenário, um importante instrumento para intervenções é o Centro de Apoio Educacional Multidisciplinar Professora Nívea Cléa Ramos Galindo, instituído na cidade de Afogados da Ingazeira - PE, onde atende crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que possuem deficiências, necessidades educativas especiais, algum tipo de transtorno de aprendizagem, altas habilidades ou superdotação. O presente trabalho busca analisar o papel, oportunidades e desafios da implementação das ações desenvolvidas no centro de apoio educacional multidisciplinar na educação inclusiva do município. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa do tipo estudo de caso, com um recorte temporal voltado para o segundo semestre de 2023, com base numa revisão bibliográfica de textos de autores com nomes relevantes, a exemplo de: Hehir, T.; et al. (2020); Marinho, C. C. (2020); Guijarro, M. R. B. (2005); entre outros. À medida que concluímos esta investigação sobre as ações do centro de apoio educacional multidisciplinar e seu papel, oportunidades e desafios na educação inclusiva, evidencia-se que os benefícios superam os desafios, desde a consolidação do senso de pertencimento dos alunos até o estímulo da empatia e da compreensão entre os discentes. Disponibilizando ambientes de aprendizagem e profissionais capacitados que atendem às múltiplas necessidades dos discentes, capacitando-os a alcançarem seu pleno potencial e consequentemente investindo em infraestrutura e recursos que proporcionam e fortalecem a educação especial na perspectiva inclusiva, construindo um legado de oportunidades, equidade e igualdade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3444_TB734_07072024214633.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSIARA ÉLCIA GOMES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JUSSIARA" "autor_email" => "rodrigues.jussiarag@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108541 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 3444 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : ESTUDO SOBRE CENTRO DE APOIO EDUCACIONAL MULTIDISCIPLINAR EM AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE" "resumo" => "À medida que a conscientização sobre educação inclusiva cresce, precisamos ter em mente que segundo o IBGE(2023) 18,6 milhões de indivíduos da nossa população, atualmente é constituída por pessoas com deficiência. Dentre estas, 10,3% encontram-se na Região Nordeste, o que nos leva ao compromisso de fomentar intervenções para suprir as necessidades desta parcela da população. Neste cenário, um importante instrumento para intervenções é o Centro de Apoio Educacional Multidisciplinar Professora Nívea Cléa Ramos Galindo, instituído na cidade de Afogados da Ingazeira - PE, onde atende crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que possuem deficiências, necessidades educativas especiais, algum tipo de transtorno de aprendizagem, altas habilidades ou superdotação. O presente trabalho busca analisar o papel, oportunidades e desafios da implementação das ações desenvolvidas no centro de apoio educacional multidisciplinar na educação inclusiva do município. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa do tipo estudo de caso, com um recorte temporal voltado para o segundo semestre de 2023, com base numa revisão bibliográfica de textos de autores com nomes relevantes, a exemplo de: Hehir, T.; et al. (2020); Marinho, C. C. (2020); Guijarro, M. R. B. (2005); entre outros. À medida que concluímos esta investigação sobre as ações do centro de apoio educacional multidisciplinar e seu papel, oportunidades e desafios na educação inclusiva, evidencia-se que os benefícios superam os desafios, desde a consolidação do senso de pertencimento dos alunos até o estímulo da empatia e da compreensão entre os discentes. Disponibilizando ambientes de aprendizagem e profissionais capacitados que atendem às múltiplas necessidades dos discentes, capacitando-os a alcançarem seu pleno potencial e consequentemente investindo em infraestrutura e recursos que proporcionam e fortalecem a educação especial na perspectiva inclusiva, construindo um legado de oportunidades, equidade e igualdade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3444_TB734_07072024214633.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSIARA ÉLCIA GOMES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JUSSIARA" "autor_email" => "rodrigues.jussiarag@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }