IMPACTO DA INCLUSÃO DIGITAL NA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108563 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 3478 "titulo" => "IMPACTO DA INCLUSÃO DIGITAL NA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "A inclusão digital se tornou um tópico crucial no cenário atual, se configurando como um pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade. O trabalho buscou investigar a percepção dos professores de escola pública em Campina Grande sobre o impacto da inclusão digital na aprendizagem dos estudantes em uma escola localizada em uma área de vulnerabilidade social. A pesquisa é qualitativa e terá como participantes professores da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Anésio Leão,. A coleta dos dados foi realizada através de questionários na escala likert com 20 professores de diferentes áreas do conhecimento. Os resultados preliminares indicam que os professores reconhecem o potencial da inclusão digital para promover uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e interativa. As tecnologias digitais possibilitam o acesso a diversas fontes de informação, a diversificação de metodologias de ensino e a personalização da aprendizagem. No entanto, os professores também apontam desafios relacionados à infraestrutura precária das escolas, à falta de formação docente adequada e à necessidade de suporte técnico. O estudo evidencia a importância da inclusão digital como ferramenta para a melhoria da qualidade da educação pública, porém, para que esse potencial seja plenamente aproveitado, é necessário investir na infraestrutura das escolas, na formação continuada docente e no suporte técnico aos professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3478_TB760_09062024231742.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VICTOR ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "pvictoralvessouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108563 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 3478 "titulo" => "IMPACTO DA INCLUSÃO DIGITAL NA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "A inclusão digital se tornou um tópico crucial no cenário atual, se configurando como um pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural da sociedade. O trabalho buscou investigar a percepção dos professores de escola pública em Campina Grande sobre o impacto da inclusão digital na aprendizagem dos estudantes em uma escola localizada em uma área de vulnerabilidade social. A pesquisa é qualitativa e terá como participantes professores da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Anésio Leão,. A coleta dos dados foi realizada através de questionários na escala likert com 20 professores de diferentes áreas do conhecimento. Os resultados preliminares indicam que os professores reconhecem o potencial da inclusão digital para promover uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e interativa. As tecnologias digitais possibilitam o acesso a diversas fontes de informação, a diversificação de metodologias de ensino e a personalização da aprendizagem. No entanto, os professores também apontam desafios relacionados à infraestrutura precária das escolas, à falta de formação docente adequada e à necessidade de suporte técnico. O estudo evidencia a importância da inclusão digital como ferramenta para a melhoria da qualidade da educação pública, porém, para que esse potencial seja plenamente aproveitado, é necessário investir na infraestrutura das escolas, na formação continuada docente e no suporte técnico aos professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3478_TB760_09062024231742.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VICTOR ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "pvictoralvessouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }