DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO: ESTRATÉGIAS E IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108582 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 3513 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO: ESTRATÉGIAS E IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O texto intitulado “Desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo: estratégias e implicações no contexto da educação inclusiva” aborda a inclusão da pessoa com deficiência com destaque para pessoa com surdez na escola comum ressaltando a luta por garantias sociais e mencionando marcos importantes, como a Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, (TAILÂNDIA,1990), a Declaração de Salamanca (ESPANHA,1994) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, (NOVA YORK,2006). Esses eventos ecoaram em documentos nacionais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), que protege os direitos das pessoas com deficiência. Para explorar esse tema, recorremos às contribuições dos autores Mantoan, Lanuti (2022, 2023); Fernandes (2013) e Figueiredo (2010). Para inclusão da pessoa com surdez na escola comum, utilizamos as perspectivas dos autores Quadros (2006), Damásio e Alves (2007; 2016). Destacamos um relato de experiência de inclusão de uma aluna surda, fornecendo uma visão mais tangível e pessoal sobre o assunto. Os resultados dessa experiência indicam que é possível incluir alunos com surdez na escola comum, desde que lhe sejam fornecidos os recursos necessários, espaços e ambientes linguísticos incluindo a comunicação e instrução por meio da Libras e a parceria entre o professor(a) de sala comum e o professor(a) do atendimento educacional especializado na construção de estratégias pedagógicas como possibilidades efetivas e favoráveis de registro do desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3513_TB788_01062024224515.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA BARBOSA" "autor_email" => "fbmsousa09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108582 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 3513 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO: ESTRATÉGIAS E IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O texto intitulado “Desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo: estratégias e implicações no contexto da educação inclusiva” aborda a inclusão da pessoa com deficiência com destaque para pessoa com surdez na escola comum ressaltando a luta por garantias sociais e mencionando marcos importantes, como a Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, (TAILÂNDIA,1990), a Declaração de Salamanca (ESPANHA,1994) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, (NOVA YORK,2006). Esses eventos ecoaram em documentos nacionais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), que protege os direitos das pessoas com deficiência. Para explorar esse tema, recorremos às contribuições dos autores Mantoan, Lanuti (2022, 2023); Fernandes (2013) e Figueiredo (2010). Para inclusão da pessoa com surdez na escola comum, utilizamos as perspectivas dos autores Quadros (2006), Damásio e Alves (2007; 2016). Destacamos um relato de experiência de inclusão de uma aluna surda, fornecendo uma visão mais tangível e pessoal sobre o assunto. Os resultados dessa experiência indicam que é possível incluir alunos com surdez na escola comum, desde que lhe sejam fornecidos os recursos necessários, espaços e ambientes linguísticos incluindo a comunicação e instrução por meio da Libras e a parceria entre o professor(a) de sala comum e o professor(a) do atendimento educacional especializado na construção de estratégias pedagógicas como possibilidades efetivas e favoráveis de registro do desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3513_TB788_01062024224515.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA BARBOSA" "autor_email" => "fbmsousa09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }