FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TDICS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108640 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 1853 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TDICS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O espaço escolar precisa ser pensado como um dos fatores importantes que contribuem para o sucesso escolar, deve ser elaborado de forma que subsidie o processo de ensino-aprendizagem, contemplando os diversos alunos nele inseridos. Neste contexto, o professor deve proporcionar estratégias e atividades pedagógicas que viabilizem e favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem, tornando-a mais acessível e significativa para todos os alunos. Para isso, repensar a formação docente se faz necessário como meio de aprimoramento para que a escola contemple todo o seu público-alvo presente, inclusive os alunos com deficiência, promovendo a adaptação de práticas pedagógicas e a inovação por meio da utilização de novas tecnologias acessíveis e estratégias eficazes de formação docente incluindo a capacitação em tecnologias acessíveis para a prática de adaptação curricular em sala de aula. Neste sentido, o presente artigo buscou fazer um breve estudo sobre: formação docente na perspectiva da educação inclusiva; prática pedagógica com os sujeitos diversos na escola e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos pedagógicos. Para tanto, utilizou-se como principal metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa a partir de um ensaio teórico, com o intuito de compreender a integração da formação docente com o uso das TDICs como recursos pedagógicos na perspectiva da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1853_TB888_14052024235349.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA MEIRELES ESQUERDO" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elis_esquerdo@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108640 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 1853 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TDICS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O espaço escolar precisa ser pensado como um dos fatores importantes que contribuem para o sucesso escolar, deve ser elaborado de forma que subsidie o processo de ensino-aprendizagem, contemplando os diversos alunos nele inseridos. Neste contexto, o professor deve proporcionar estratégias e atividades pedagógicas que viabilizem e favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem, tornando-a mais acessível e significativa para todos os alunos. Para isso, repensar a formação docente se faz necessário como meio de aprimoramento para que a escola contemple todo o seu público-alvo presente, inclusive os alunos com deficiência, promovendo a adaptação de práticas pedagógicas e a inovação por meio da utilização de novas tecnologias acessíveis e estratégias eficazes de formação docente incluindo a capacitação em tecnologias acessíveis para a prática de adaptação curricular em sala de aula. Neste sentido, o presente artigo buscou fazer um breve estudo sobre: formação docente na perspectiva da educação inclusiva; prática pedagógica com os sujeitos diversos na escola e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos pedagógicos. Para tanto, utilizou-se como principal metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa a partir de um ensaio teórico, com o intuito de compreender a integração da formação docente com o uso das TDICs como recursos pedagógicos na perspectiva da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1853_TB888_14052024235349.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA MEIRELES ESQUERDO" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elis_esquerdo@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }