CADERNO DE ATIVIDADES EM LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALAS REGULARES BILÍNGUES PARA SURDOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108696 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 961 "inscrito_id" => 3199 "titulo" => "CADERNO DE ATIVIDADES EM LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALAS REGULARES BILÍNGUES PARA SURDOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE" "resumo" => "A educação bilíngue de surdos é desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o letramento de estudantes surdos em Libras, sobretudo na nossa região, surgiu a necessidade da elaboração de recursos que atendam às especificidades linguísticas destes estudantes. Com base nos estudos teóricos de Brito (1993), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (2010). O objetivo deste trabalho é apresentar um caderno de atividades em Libras, para auxiliar os professores nas práticas de letramento de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. O caderno foi elaborado a partir de uma pesquisa com cinco docentes que atuam junto a estudantes surdos em processo de aquisição da Libras. Os dados revelaram que os participantes sempre precisavam fazer adequações nos materiais disponibilizados na internet, devido à variação linguística da Libras. Observou-se que, embora já se encontrem recursos didáticos para os estudantes surdos, as produções têm sido, em sua maioria, originárias da região sul e sudeste, logo, há diferença em vários sinais utilizados no nordeste devido a variação linguística. A partir desse estudo, foi elaborado um produto educacional, em forma de caderno de atividades com 9 unidades temáticas, com atividades baseadas no letramento em Libras, desenvolvidas por meio de ilustrações, fotos dos sinais e vídeos, facilitando, assim, a compreensão dessa língua. As atividades contidas nesse material propõem o letramento em Libras para estudantes surdos em processo de aquisição da língua de sinais. As atividades do caderno objetivaram ensinar a estrutura da Libras a partir da ludicidade, com jogos e desafios disponibilizado em formato impresso e digital, sendo este com acesso por meio da Aplicação web Sites Google." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3199_TB961_07072024175105.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CRISTINA GOMES DA SILVA PESTANA" "autor_nome_curto" => "ISABELA PESTANA" "autor_email" => "isabela.silva@educ.rec.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108696 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 961 "inscrito_id" => 3199 "titulo" => "CADERNO DE ATIVIDADES EM LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALAS REGULARES BILÍNGUES PARA SURDOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE" "resumo" => "A educação bilíngue de surdos é desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o letramento de estudantes surdos em Libras, sobretudo na nossa região, surgiu a necessidade da elaboração de recursos que atendam às especificidades linguísticas destes estudantes. Com base nos estudos teóricos de Brito (1993), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (2010). O objetivo deste trabalho é apresentar um caderno de atividades em Libras, para auxiliar os professores nas práticas de letramento de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. O caderno foi elaborado a partir de uma pesquisa com cinco docentes que atuam junto a estudantes surdos em processo de aquisição da Libras. Os dados revelaram que os participantes sempre precisavam fazer adequações nos materiais disponibilizados na internet, devido à variação linguística da Libras. Observou-se que, embora já se encontrem recursos didáticos para os estudantes surdos, as produções têm sido, em sua maioria, originárias da região sul e sudeste, logo, há diferença em vários sinais utilizados no nordeste devido a variação linguística. A partir desse estudo, foi elaborado um produto educacional, em forma de caderno de atividades com 9 unidades temáticas, com atividades baseadas no letramento em Libras, desenvolvidas por meio de ilustrações, fotos dos sinais e vídeos, facilitando, assim, a compreensão dessa língua. As atividades contidas nesse material propõem o letramento em Libras para estudantes surdos em processo de aquisição da língua de sinais. As atividades do caderno objetivaram ensinar a estrutura da Libras a partir da ludicidade, com jogos e desafios disponibilizado em formato impresso e digital, sendo este com acesso por meio da Aplicação web Sites Google." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3199_TB961_07072024175105.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CRISTINA GOMES DA SILVA PESTANA" "autor_nome_curto" => "ISABELA PESTANA" "autor_email" => "isabela.silva@educ.rec.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }