INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BANANEIRAS- PB.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108726 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 997 "inscrito_id" => 3797 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BANANEIRAS- PB." "resumo" => "O trabalho teve a intenção de analisar como se desenvolve o processo de Inclusão Escolar de crianças com Síndrome de Down em uma escola privada de Bananeiras-PB. Empregou-se uma metodologia qualitativa de investigação, pelo fato de propiciar uma melhor análise reflexiva no aprofundamento dos significados das ações e relações humanas. A princípio, observou-se toda a escola – universo da nossa pesquisa. Em seguida, foi aplicado um questionário aberto aos sujeitos (uma professora das séries iniciais e duas coordenadoras, uma do ensino fundamental I e a outra do fundamental II), com o intuito de extrair destes a compreensão acerca da inclusão das crianças com Síndrome de Down, e saber como ocorre esse processo na escola Educandário Santa Vitória, Bananeiras – PB. A fala das pesquisadas anunciam a preocupação em se atualizarem e ampliarem seus conhecimentos sobre o assunto, reconhecem que na ausência destes, o trabalho fica a desejar, apresentam também uma grande preocupação com a falta de uma equipe multidisciplinar que possa dar apoio clínico e psicopedagógico aos educandos e equipe pedagógica da escola. Pode-se constatar o longo caminho que ainda se tem a percorrer rumo a uma educação inclusiva no Brasil. No entanto, é animador ver alguns passos dados nessa direção. O Educandário Santa Vitória aponta sinais de mudança e comprometimento com a inclusão de todas as pessoas na sua nobre tarefa de educar para a igualdade e justiça social. Fica, portanto, o sonho e o desejo de luta pela inclusão de crianças com Síndrome de Down em todas as escolas desse país. Que garanta não só o acesso, mas a permanência no âmbito escolar, espaço mais adequado para o desenvolvimento do saber científico, que, evidentemente, exige condições mínimas de aprendizagem, tais como: professores capacitados, auxiliares de sala, recursos pedagógicos adequados, apoio da equipe pedagógica da escola e tantas outras questões que não devem ser esquecidas numa sociedade democrática que diz reconhecer em cada cidadão um sujeito de direito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN, DESAFIOS PROFESSOR/ COORDENADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "669a507b44afd_19072024083939.pdf" "created_at" => "2024-07-19 08:39:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JASMINY ELLANY ADELINO ROCHA" "autor_nome_curto" => "JASMINY" "autor_email" => "jasminyellany23@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108726 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 997 "inscrito_id" => 3797 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PRIVADA DE BANANEIRAS- PB." "resumo" => "O trabalho teve a intenção de analisar como se desenvolve o processo de Inclusão Escolar de crianças com Síndrome de Down em uma escola privada de Bananeiras-PB. Empregou-se uma metodologia qualitativa de investigação, pelo fato de propiciar uma melhor análise reflexiva no aprofundamento dos significados das ações e relações humanas. A princípio, observou-se toda a escola – universo da nossa pesquisa. Em seguida, foi aplicado um questionário aberto aos sujeitos (uma professora das séries iniciais e duas coordenadoras, uma do ensino fundamental I e a outra do fundamental II), com o intuito de extrair destes a compreensão acerca da inclusão das crianças com Síndrome de Down, e saber como ocorre esse processo na escola Educandário Santa Vitória, Bananeiras – PB. A fala das pesquisadas anunciam a preocupação em se atualizarem e ampliarem seus conhecimentos sobre o assunto, reconhecem que na ausência destes, o trabalho fica a desejar, apresentam também uma grande preocupação com a falta de uma equipe multidisciplinar que possa dar apoio clínico e psicopedagógico aos educandos e equipe pedagógica da escola. Pode-se constatar o longo caminho que ainda se tem a percorrer rumo a uma educação inclusiva no Brasil. No entanto, é animador ver alguns passos dados nessa direção. O Educandário Santa Vitória aponta sinais de mudança e comprometimento com a inclusão de todas as pessoas na sua nobre tarefa de educar para a igualdade e justiça social. Fica, portanto, o sonho e o desejo de luta pela inclusão de crianças com Síndrome de Down em todas as escolas desse país. Que garanta não só o acesso, mas a permanência no âmbito escolar, espaço mais adequado para o desenvolvimento do saber científico, que, evidentemente, exige condições mínimas de aprendizagem, tais como: professores capacitados, auxiliares de sala, recursos pedagógicos adequados, apoio da equipe pedagógica da escola e tantas outras questões que não devem ser esquecidas numa sociedade democrática que diz reconhecer em cada cidadão um sujeito de direito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SÍNDROME DE DOWN, DESAFIOS PROFESSOR/ COORDENADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "669a507b44afd_19072024083939.pdf" "created_at" => "2024-07-19 08:39:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JASMINY ELLANY ADELINO ROCHA" "autor_nome_curto" => "JASMINY" "autor_email" => "jasminyellany23@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }