A preocupação básica do presente texto é relatar os resultados de um projeto de Educação Financeira realizado em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II utilizando metodologias ativas. Para construir esse projeto a professora titular da turma baseou-se em conceitos de Educação Financeira elaborado por especialistas em finanças como: Arcuri (2018), Cerbasi (2012), Domingos (2008) Lages (2014), Campos (2012), Rezende (2013), para elaborar a parte metodológica do projeto em: Diesel, Baldez e Martins (2017), Groenwald, Silva, Mora (2004), Valente; Almeida e Geraldini (2017); no livro didático da turma e nos arquivos da plataforma digital SMART. Objetiva ao realizar tal projeto: Trazer para dentro da sala de aula a temática Educação Financeira e Matemática Financeira e a conscientização dos alunos sobre a importância da relação equilibrada com o dinheiro, organização e planejamento financeiro, e a tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscava, também, responder a seguinte questão: Quais os significados produzidos pelos alunos ao estudarem Educação Financeira e Matemática Financeira a partir do desenvolvimento de um projeto utilizando metodologias ativas. Entre os principais resultados encontrados pode-se citar a intensa interação e participação dos alunos, a facilidade dos discentes em lidar com enunciados mais simples e dificuldade com a compreensão e interpretação de enunciados mais complexos; a importância das metodologias ativas e de conteúdos mais contextualizados para despertar mais atitudes responsivas nos alunos.