O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109214 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 5447 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Este trabalho tem o intuito de discutir as nuanças do processo de formação dos gestores escolares no que concerne a gestão escolar democrática, entendendo que a formação de gestores é um assunto relevante para qualidade da educação e que carece de um debate científico-acadêmico para fortalecimento das áreas da administração e gestão educacional. Ressaltamos como a gestão democrática é compreendida e trabalhada na formação dos gestores e de que maneira esse entendimento é colocado em prática, objetivando o cumprimento do princípio democrático e maior participação da comunidade escolar. Para discussão e entendimento desse processo de formação dos gestores, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseando a leitura do cenário em Gadotti (2014), Souza (2017), Ribeiro (1978), Wittman e Gracindo (2001) e Paro (2009); e uma pesquisa documental, recorrendo a LDBEN (1996), Plano Nacional de Educação (PNE), Anuário Brasileiro da Educação Básica e Censo Escolar (2023). A gestão democrática não é apenas um princípio pedagógico, ela se apresenta também como uma obrigação constitucional. A formação do diretor precisa de uma base técnica em gestão educacional e de uma formação continuada, visando associar conhecimentos e experiências, assim como aprimorar o desempenho pessoal e institucional. O cômputo aponta uma dissonância entre o que os documentos legais requerem e a realidade educacional, apontando para uma formação precária dos gestores. Há também um binômio entre teoria e prática, ressaltado por problemas políticos na escolha e eleição de diretores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5447_TB501_04102024003230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARINHO BOGEA" "autor_nome_curto" => "AMANDA MARINHO" "autor_email" => "am.marinho@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109214 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 5447 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES NO CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Este trabalho tem o intuito de discutir as nuanças do processo de formação dos gestores escolares no que concerne a gestão escolar democrática, entendendo que a formação de gestores é um assunto relevante para qualidade da educação e que carece de um debate científico-acadêmico para fortalecimento das áreas da administração e gestão educacional. Ressaltamos como a gestão democrática é compreendida e trabalhada na formação dos gestores e de que maneira esse entendimento é colocado em prática, objetivando o cumprimento do princípio democrático e maior participação da comunidade escolar. Para discussão e entendimento desse processo de formação dos gestores, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseando a leitura do cenário em Gadotti (2014), Souza (2017), Ribeiro (1978), Wittman e Gracindo (2001) e Paro (2009); e uma pesquisa documental, recorrendo a LDBEN (1996), Plano Nacional de Educação (PNE), Anuário Brasileiro da Educação Básica e Censo Escolar (2023). A gestão democrática não é apenas um princípio pedagógico, ela se apresenta também como uma obrigação constitucional. A formação do diretor precisa de uma base técnica em gestão educacional e de uma formação continuada, visando associar conhecimentos e experiências, assim como aprimorar o desempenho pessoal e institucional. O cômputo aponta uma dissonância entre o que os documentos legais requerem e a realidade educacional, apontando para uma formação precária dos gestores. Há também um binômio entre teoria e prática, ressaltado por problemas políticos na escolha e eleição de diretores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5447_TB501_04102024003230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARINHO BOGEA" "autor_nome_curto" => "AMANDA MARINHO" "autor_email" => "am.marinho@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }