APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA AO PENSAMENTO CRÍTICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109238 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA AO PENSAMENTO CRÍTICO" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo analisar como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa auxilia na construção de uma educação voltada para o pensamento crítico. Para a construção do referencial teórico utilizaremos o pensamento sobre Aprendizagem Cooperativa desenvolvida por David W. Johnson e seu irmão Roger T. Johnson; dos educadores populares Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão; do pensamento decolonial de bell hooks, Nilma Lino Gomes e as narrativas de resistências a partir da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida por Naara Lima Ripardo. Para o aspecto metodológico, recorremos à abordagem do materialismo histórico dialético, pois iremos nos debruçar da materialidade histórica da Aprendizagem Cooperativa e do ensino voltado ao pensamento crítico. Essa pesquisa apresenta uma característica qualitativa, que possui uma base na intertextualidade, buscando entender a relação entre Aprendizagem Cooperativa com o pensamento teórico-metodológico de bell hooks e Paulo Freire, assim, optamos por uma análise através da revisão de literatura de autoras/autores já citados anteriormente, buscando apontar sua importância para as ações educativas voltadas para essa linha de pensamento. Vale salientar, que a Aprendizagem Cooperativa nos auxilia na construção do aprender com o outro, onde cada educanda/educando possui algo a contribuir com qualquer assunto, podemos citar como exemplo, a aprendizagem ocorrida em Coletivos e Comitês, a saber: Coletivo Mapinduzi, o Coletivo Cenopoético Viva a Palavra e o Comitê de Equidade Racial e Gênero da Fundação Demócrito Rocha. Esses movimentos citados se utilizam da Aprendizagem Cooperativa e de pensadoras/pensadores da práxis educativa como liberdade para atingirem seus objetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2186_TB533_28032024170641.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "REBECA" "autor_email" => "azevedo.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109238 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA AO PENSAMENTO CRÍTICO" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo analisar como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa auxilia na construção de uma educação voltada para o pensamento crítico. Para a construção do referencial teórico utilizaremos o pensamento sobre Aprendizagem Cooperativa desenvolvida por David W. Johnson e seu irmão Roger T. Johnson; dos educadores populares Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão; do pensamento decolonial de bell hooks, Nilma Lino Gomes e as narrativas de resistências a partir da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida por Naara Lima Ripardo. Para o aspecto metodológico, recorremos à abordagem do materialismo histórico dialético, pois iremos nos debruçar da materialidade histórica da Aprendizagem Cooperativa e do ensino voltado ao pensamento crítico. Essa pesquisa apresenta uma característica qualitativa, que possui uma base na intertextualidade, buscando entender a relação entre Aprendizagem Cooperativa com o pensamento teórico-metodológico de bell hooks e Paulo Freire, assim, optamos por uma análise através da revisão de literatura de autoras/autores já citados anteriormente, buscando apontar sua importância para as ações educativas voltadas para essa linha de pensamento. Vale salientar, que a Aprendizagem Cooperativa nos auxilia na construção do aprender com o outro, onde cada educanda/educando possui algo a contribuir com qualquer assunto, podemos citar como exemplo, a aprendizagem ocorrida em Coletivos e Comitês, a saber: Coletivo Mapinduzi, o Coletivo Cenopoético Viva a Palavra e o Comitê de Equidade Racial e Gênero da Fundação Demócrito Rocha. Esses movimentos citados se utilizam da Aprendizagem Cooperativa e de pensadoras/pensadores da práxis educativa como liberdade para atingirem seus objetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2186_TB533_28032024170641.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "REBECA" "autor_email" => "azevedo.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }