O presente estudo tem por objetivo analisar como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa auxilia na construção de uma educação voltada para o pensamento crítico. Para a construção do referencial teórico utilizaremos o pensamento sobre Aprendizagem Cooperativa desenvolvida por David W. Johnson e seu irmão Roger T. Johnson; dos educadores populares Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão; do pensamento decolonial de bell hooks, Nilma Lino Gomes e as narrativas de resistências a partir da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida por Naara Lima Ripardo. Para o aspecto metodológico, recorremos à abordagem do materialismo histórico dialético, pois iremos nos debruçar da materialidade histórica da Aprendizagem Cooperativa e do ensino voltado ao pensamento crítico. Essa pesquisa apresenta uma característica qualitativa, que possui uma base na intertextualidade, buscando entender a relação entre Aprendizagem Cooperativa com o pensamento teórico-metodológico de bell hooks e Paulo Freire, assim, optamos por uma análise através da revisão de literatura de autoras/autores já citados anteriormente, buscando apontar sua importância para as ações educativas voltadas para essa linha de pensamento. Vale salientar, que a Aprendizagem Cooperativa nos auxilia na construção do aprender com o outro, onde cada educanda/educando possui algo a contribuir com qualquer assunto, podemos citar como exemplo, a aprendizagem ocorrida em Coletivos e Comitês, a saber: Coletivo Mapinduzi, o Coletivo Cenopoético Viva a Palavra e o Comitê de Equidade Racial e Gênero da Fundação Demócrito Rocha. Esses movimentos citados se utilizam da Aprendizagem Cooperativa e de pensadoras/pensadores da práxis educativa como liberdade para atingirem seus objetivos.